Respostas
Resposta:
O GPS é um aparelho digital de localização, que determinada a posição exata no globo terrestre, ou seja, a latitude e a longitude (coordenadas geográficas). Esse aparelho, de modo geral, disponibiliza ao usuário outras informações, como: a altitude, a direção que está sendo seguida, a distância em relação a um ponto que foi marcado anteriormente, a velocidade no percurso. A localização exata é possível graças à recepção de sinais de um sistema de satélites artificiais. É um aparelho que pode ser utilizado em várias situações: medições de propriedades rurais; fiscalização de áreas florestais para constatação, por exemplo, de desmatamento; orientação para pessoas que estão em regiões.
Como você pôde ver, o GPS é um aparelho que, entre outras funções, possibilita a determinação das coordenadas geográficas. Essas coordenadas são um sistema de paralelos e meridianos, a partir dos quais se pode determinar valores em graus: latitude, no caso dos paralelos e a longitude, no caso dos meridianos. O paralelo principal é a linha do Equador, que possui latitude 0º e divide o globo terrestre em dois hemisférios: Norte e Sul. Assim, latitude é a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à linha do Equador. A latitude poder ser Norte (N) ou Sul (S) e vai de 0º até 90º.
O meridiano de Greenwich, por convenção, foi estabelecido como meridiano principal. Esse meridiano (0º) e o seu anti-meridiano (180º) dividem o globo terrestre em dois hemisférios: Leste (oriental) ou Oeste (ocidental). Assim, longitude é a distância em graus de qualquer ponto da Terra em relação ao meridiano de Greenwich. A longitude pode ser Leste (L) ou Oeste (O) e vai de 0º a 180º.
A interseção, ou seja, o cruzamento de um paralelo e de um meridiano indica a coordenada geográfica de um ponto sobre a superfície terrestre. Temos, a partir disso, a latitude e a longitude, com os quais se pode localizar com precisão, com exatidão, algo na superfície terrestre, seja num continente, numa ilha, ou num oceano. Ouro preto, MG, por exemplo, está localizada, aproximadamente, a 20º de latitude Sul e 44º de Longitude oeste. Em tempo, o nome do meridiano de Greenwich deriva da localidade na região metropolitana de Londres, onde fica o Observatório Real de Greenwich. Veja também.
Resposta:
Bom dia,
Nneidde200969
A resposta da questão solicitada é:
DADOS DO PROBLEMA:
Local de Origem: 60º Oeste
Hora local: 04 horas
Local Destino: 105º Leste
Desenvolvimento do Problema:
Deslocamento sentido Oeste para Leste = Aumenta = Soma
Do ponto A = 60º até 0º Greenwich, até o ponto B = 105º
60º + 105º = 165º >> Distância percorrida
Cada fuso é de 15º >> Então vamos dividir 165º por 15º, para saber quantos fusos eu percorri.
165º / 15º = 11 fusos percorridos, sendo que cada fuso equivale a 1 hora.
Agora vamos somar 11 fusos com o horário local:
11 + 4 = 15 horas
Resposta:
No ponto Longitude 105º Leste, será 15 horas.
“Sucesso é o acúmulo de pequenos esforços, repetidos dia e noite” Robert Collier