1) Pensando na relação histórica de formação da sociedade brasileira e do mundo rural
I - A ruralidade e os espaços rurais no Brasil são pontos centrais na própria história brasileira. É a partir do universo rural, através das classes sociais, que se formaram relações sociais capitalistas no Brasil e o caminho também para uma polarização dos espaços urbanos.
PORQUE
II - Os conflitos sociais agrários sempre estiveram presentes na nossa história e não podemos esquecer que a terra é o centro das atenções tanto na passagem de um Brasil escravocrata, quanto capitalista, como atualmente pela questão da propriedade e renda da terra, até mesmo nas esferas financeiras.
A respeito asserções, assinale a alternativa correta.
a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
b)As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
c)A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d)A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e)As asserções I e II são proposições falsas.
2) É possível apreender as relações sociais no campo por uma Sociologia rural. Esse entendimento analisa as relações sociais em uma dinâmica de transformação capitalista e principalmente utilizando a ferramenta da história.
I - No Brasil, a questão agrária é um elemento importante para explicar tanto as diversas formas adquiridas pelo Estado como as principais rupturas ocorridas na história deste.
II - No Império e na República, os problemas da sociedade agrária marcam bastante, e às vezes de modo decisivo, a fisionomia do Estado brasileiro.
III - O poder moderador, a política dos governadores, o Estado Novo, o populismo e o militarismo têm muito a ver com as forças sociais no campo; naturalmente sempre em combinação com as da cidade.
IV - A abolição da escravatura, a proclamação da República, a Revolução de 1930, o golpe de Estado de 1945 e o golpe de Estado de 1964 revelam a presença e influência das controvérsias e interesses que se desenvolvem no campo.
é correto o que se afirma em:
a)II, III e IV, apenas.
b)I, III e IV, apenas.
c)I, II e III, apenas.
d)I, II e IV, apenas.
e)I, II, III e IV.
3)É necessário compreender a diferença entre agropecuária e o mundo rural. Os estudos sobre a "ruralidade" em seus aspectos, apontam essa diferença já a algum tempo. Dentro disso avalie em "V" para as afirmações que são verdadeiras, e "F" para as de conteúdo falso:
( ) No debate científico internacional sobre os possíveis destinos da ruralidade do mundo contemporâneo há muito tempo foi desfeito o equívoco de se identificar a agropecuária com o rural, como se alguma vez tivesse havido coincidência entre tal grupo de atividades econômicas e o espaço (físico e social) no qual elas necessariamente mais ocorrem.
( ) A imensidão territorial do Brasil e a profunda desigualdade de seu desenvolvimento fazem com que abrigue situações rurais extremadas.
( ) Por estarem diretamente ligadas ao campo, as pessoas se locomovem no espaço rural e da agropecuária como se fossem um só. Por esse motivo, não é possível a devida diferença entre o campo e a cidade, o rural e a agropecuária, pelos estudos internacionais.
sequência CORRETA.
a)V - V - V. b)V - V - F. c)V - F - F. d)F - F - V. e)F - F - F.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
1B 2E 3B 4E 5C
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás