QUESTÃO-03 (Fuvest-SP, adaptado) – Leia atentamente os textos abaixo.
“Há muitas maravilhas mas nenhuma é tão maravilhosa quanto o homem. […] homem de engenhos e artes inesgotáveis […] soube sozinho aprender a usar a fala e o pensamento mais veloz que o vento […] sagaz de certo modo na inventiva além do que seria de esperar e na destreza, que o desvia às vezes para a maldade, às vezes para o bem […].”
SÓFOCLES, Antígona, 497-406 a.C.
“Este animal previdente, sagaz, complexo, penetrante, dotado de memória, capaz de raciocinar e de refletir, ao qual damos o nome de homem […] único entre todos os vivos e entre todas as naturezas animais, só ele raciocina e pensa. Ora, o que há […] de mais divino que a razão, que chegada à maturidade e à sua perfeição é justamente chamada de sabedoria?”
CÍCERO, Sobre as lei, 106-46 a.C.
“Eu não te dei, Adão, nem um lugar predeterminado, nem quaisquer prerrogativas. […] Tu mesmo fixarás as tuas leis sem estar constrangido por nenhum entrave, segundo teu livre-arbítrio, a cujo domínio te confiei […]. Poderás degenerar à maneira das coisas inferiores, que são os brutos, ou poderás, segundo tua vontade, te regenerar à maneira dos superiores, que são as divinas.”
MIRANDOLA, Pico della, Sobre a dignidade do homem, 1463-1494.
Os textos acima apresentam elementos comuns sobre a visão que os autores detêm sobre os seres humanos. Frente a esses, elementos avalie as afirmativas abaixo.
I – Os três autores entendem o mundo a partir da superior capacidade de raciocínio que detém o homem, e de suas potencialidades de atuação sobre os demais animais e sobre a natureza.
II – O terceiro autor afirma que apesar de capacidade do livre-arbítrio que detém Adão, este seria incapaz de atuar autonomamente, sendo sempre dependente da vontade e do destino imposto por Deus.
III – Os três textos expõem uma visão teocêntrica do mundo.
(A) se todas as alternativas estiverem corretas.
(B) se todas as alternativas estiverem incorretas.
(C) se apenas as alternativas I e II estiverem corretas.
(D) se apenas as alternativas II e III estiverem incorretas.
(E) se apenas a alternativa I estiver incorreta.
Respostas
Resposta:
Alternativa D. "se apenas as alternativas II e III estiverem incorretas."
Explicação:
I. verdadeiro - "...soube sozinho aprender a usar a fala e o pensamento mais veloz que o vento..." "...único entre todos os vivos e entre todas as naturezas animais, só ele raciocina e pensa." "Poderás degenerar à maneira das coisas inferiores, que são os brutos, ou poderás, segundo tua vontade, te regenerar à maneira dos superiores, que são as divinas." A partir desses trechos, é possível declarar que a afirmativa I é verdadeira.
II. falso - "Eu não te dei, Adão, nem um lugar predeterminado, nem quaisquer prerrogativas. […] Tu mesmo fixarás as tuas leis sem estar constrangido por nenhum entrave, segundo teu livre-arbítrio, a cujo domínio te confiei." com esse trecho está claro que Adão é liberto de Deus, podendo escolher o que quer fazer e quando o quer.
III. falso - está mais que claro que todos os textos declaram uma ideia humanista.
Letra: (D) se apenas as alternativas II e III estiverem incorretas.
I - "Os três autores entendem o mundo a partir da superior capacidade de raciocínio", Se você observar os três autores exaltam o homem e suas habilidades. Correta
II - "O terceiro autor afirma que apesar de capacidade do livre-arbítrio que detém Adão, este seria incapaz" Se você ler novamente o terceiro texto irá perceber que Deus diz "Tu mesmo fixará as tuas leis sem estra constrangido por nenhum entrave, segundo seu livre-arbítrio", resumindo Deus não irá se meter ou proibir o homem de fazer qualquer coisa, deixando você agir autonomamente. INCORRETA
III - Teocêntrica significa "DEUS COMO O CENTRO DE TUDO" o que podemos ver q é mentira, já que os autores colocam o HOMEM como centro, dando uma visão antropocêntrica. INCORRETA