PRA AGORA POR FAVOR
O projeto Escrevendo o futuro proporciona a formação de professores e alunos com o intuito de promover a escrita e a leitura. A dissertação que será apresentada é um dos textos finalistas das Olimpíadas de Língua Portuguesa, organizadas pelo projeto. Em sua leitura, perceba a opinião expressa sobre o tema.
(Re)criar ou abandonar?
O grafiteiro Anderson Ferreira Lemes, mais conhecido como Alemão, grafitou a fachada da Estação Ferroviária de Assis. Algumas pessoas reclamaram e outras elogiaram a arte. A questão gerou muita polêmica e foi parar no Ministério Público, além de se tornar notícia na TV TEM (emissora regional, afiliada à Rede Globo).
O artista acredita que seu trabalho poderá chamar a atenção das pessoas para algo que foi abandonado e perdido no tempo. O que é extremamente importante, pois ninguém olhava para o prédio com os olhos de pessoas encantadas e interessadas pela história da estação, há tanto tempo abandonada, com os mesmos olhos que a veem agora, com o grafite.
Considerado um prédio significativo para Assis, por ter feito parte do crescimento e desenvolvimento da cidade, quando a vida cultural e econômica girava em torno da estação e da estrada de ferro, o espaço está se deteriorando cada vez mais. […]
LUNA, Ana Amália Rodrigues. (Re)criar ou abandonar? Escrevendo o futuro. Disponível em: . Acesso em: 11 nov. 2019.
De acordo com a leitura do trecho, a autora do texto apresenta uma opinião
(A)
contrária ao tema abordado, o grafite na Estação Ferroviária de Assis.
(B)
a favor do tema abordado, o grafite na Estação Ferroviária de Assis.
(C)
a favor do tema abordado, a arte do grafite.
(D)
contrária ao tema abordado, a arte do grafite.
Respostas
A alternativa correta é a letra B: a favor do tema abordado, o grafite na Estação Ferroviária de Assis.
A autora se mostra favorável ao tema abordado que é o grafite na Estação Ferroviária de Assis, a opinião fica clara em:
"...e foi abandonado e perdido no tempo. O que é extremamente importante, pois ninguém olhava para o prédio com os olhos de pessoas encantadas e interessadas pela história da estação, há tanto tempo".
A partir disso, a autora comenta que antes ninguém dava importância para o prédio, mas depois que foi grafitado por Anderson Ferreira de Lemes, mais conhecido como Alemão, as pessoas passaram a se importar.
Lembrando que grafite não é considerado crime porque tem o intuito de valorizar uma patrimônio público ou privado. Já a pichação é realizada sem autorização.
Abraços!