O gráfico apresenta dados sobre mortalidade infantil no Brasil. Analise-o e responda às questões de 4 a 9
4- Qual foi, aproximadamente,a taxa de mortalidade infantil no Brasil em 1990?
5-Quais são as duas regiões que apresentaram as menores taxas de mortalidade infantil em 2007?
6-Qual região representou as maiores taxas de mortalidade infantil no período mostrado no gráfico?
7-Quais fatores você considera que estão relacionados aos fatos apresentados nas respostas das duas questões anteriores?
8-Qual região apresentou a maior variação na taxa entre 1990 e 2007?
9-Quais ações podem estar relacionados a essa variação?
DESDE JÁ AGRADEÇO!
Respostas
4 - A taxa de mortalidade infantil no Brasil em 1990 foi de aproximadamente 49%.
5 - As duas regiões que apresentaram as menores taxas de mortalidade infantil em 2007 foram a Sul e a Sudeste.
6 - A região representou as maiores taxas de mortalidade infantil no período foi a região Nordeste.
7 - Os fatores que podem estar relacionados com as respostas encontradas nas questões anteriores são ligados às questões socioeconômicas e de acesso à saúde pública.
8 - A região que apresentou a maior variação na taxa entre 1990 e 2007 foi a Nordeste.
9 - As ações que podem estar relacionadas são a ausência de políticas públicas de saúde.
Bons estudos!
A mortalidade infantil está intimamente ligada ao IDH (um índice de qualidade de vida) do local. Um dos principais parâmetros medidos para se definir o IDH de um país ou cidade é o saneamento básico, representado principalmente por água tradada e esgoto encanado, por ser um grande fator promotor de saúde e um fator que diminui a dispersão de doenças e risco de morte infantil.
Se o esgoto corre a céu aberto, há maior concentração de animais e insetos aos arredores do córrego, muitos dos quais podem ser vetores de doenças como malária, dengue e até mesmo Chagas, aumentando a incidência dessas doenças na população local.
Além disso, o índice de mortalidade infantil em locais sem esgoto encanado é maior por crianças terem contato direto com a água do esgoto, podendo até mesmo bebê-la.
4) Em 1990, a taxa de mortalidade foi de 52 óbitos por 1000 nascidos vivos (que é a unidade de medida comum para este tipo de dado estatístico)
5) Em 2007, a região com menor taxa de mortalidade infantil foi o Sudeste com 14,6 óbitos por 1000 nascidos vivos.
6) A região Nordeste foi a que apresentou a maior taxa de mortalidade infantil de acordo com o gráfico e também com dados do SUS que podem ser pesquisados no site do DATA SUS.
7) As questões anteriores abordam as regiões com maior e menor taxa de mortalidade infantil. Sem dúvida, os principais fatores relacionados são econômicos e sociais. Ou seja, sendo o Sudeste a região mais financeiramente desenvolvida, há nela maior número de médicos por habitantes, há quase totalidade de água e esgoto encanados nas vias públicas e, além disso, a população tem hábitos e costumes diferentes que podem favorecer o desenvolvimento.
8) A maior variação também esteve no Nordeste. As taxas, que eram extremadamente altas, caíram drasticamente, embora continuem sendo a mais alta do país.
9) Essa variação se deve ao desenvolvimento do Brasil como um tudo, especialmente na região. Com a melhora da economia, advento de tecnologias que facilitam obras públicas (para canalizar esgotos, córregos, fazer hospitais, construir redes de tratamento de água), maior número de profissionais especialistas, alfabetização da população e avanços da medicina contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população e e redução da mortalidade infantil.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/5361090