2.
A respeito do comércio de especiarias responda o que se pede:
a) Como os europeus passaram a ter contato com as especiarias?
R-
b) Para que serviam as especiarias?
R-
c) Qual a característica do comércio de especiarias realizado pelos
italianos e árabes?
R-
Respostas
Resposta:
Especiarias eram produtos raros, vindos principalmente do oriente, que passaram a ser consumidos em larga escala pelos europeus desde a época das Cruzadas (Idade Média). Exemplos: pimentas, canela, cravo, seda, marfim, cânfora, nós moscada, gengibre, alóes, incenso, sândalo, perfumes e produtos aromáticos. Constantinopla, cidade pela qual as especiarias orientais chegavam à Europa, onde eram distribuídas com grandes lucros, pelos navios das repúblicas de Gênova e Veneza, foi conquistada pelos turcos otomanos, em 1453. Importante: O comércio das especiarias do Oriente fez desenvolver o Capitalismo europeu na sua fase mercantilista. Favoreceram Portugal e Espanha a se lançarem nas Grandes Navegações: a posição geográfica privilegiada, a tradição marítima (atividade pesqueira) e a centralização política pioneira, devido à "Reconquista" (luta dos cristãos contra os árabes).
Dois foram os principais ciclos de navegação: leste ou oriental (ciclo dos Portugueses) e oeste ou ocidental (ciclo dos Espanhóis).
As especiarias eram mercadorias EXTREMAMENTE importantes, raras e 'luxuosas' na Europa. Por exemplo, o açúcar, que era uma especiaria, servia até como dote de princesas européias. E, por essa valorização imensa, era um comércio MUITO lucrativo; os países brigavam por rotas de comércio até as índias, que era onde se continha as especiarias, devido ao fato de que na época os países eram regidos pelo mercantilismo e, dentre os regimentos do mercantilismo, estava o METALISMO que dizia que um país era rico e poderoso se tivesse metais preciosos, e como na época as transições econômicas eram feitas com metais preciosos, o país que mais comercializasse produtos lucrativos, seria o país mais poderoso.
obss: espero ter ajudado❤️