Respostas
Resposta:
pq o sabão protege mais q o álcool, o álcool ele seca e o sabão seca mais fica na pele
Resposta:A lavagem com água e sabão tem se mostrado o método mais efetivo e o mais democrático na prevenção à doença, já que quase toda a população tem acesso à esses itens básicos de higiene, além de serem também mais baratos.
OBS: Lavar as mãos da maneira correta.
Explicação:
---- O sabonete, é uma molécula de caráter híbrido, anfifílica, ou seja, que possui duas polaridades. Dessa maneira, ela é capaz de atrair elementos gordurosos/sujeira em uma extremidade e na outra atrair a água, que leva a sujeira embora ralo abaixo. Assim, uma das partes da molécula do sabão quando em contato com o vírus, gruda na membrana lipídica protetora dele e com o atrito das mãos se esfregando para realizar a lavagem, essa camada se rompe, liberando todo o material genético do vírus, que acaba inativado, não sendo mais capaz de contaminar nada.
----Muitos estudos já mostraram que o álcool em gel também é uma substância bastante efetiva na destruição do vírus, mas ele funciona de forma diferente do mecanismo de água + sabão. No caso do álcool, ele é capaz de desnaturar as proteínas do vírus, especialmente, as que se ligam às nossas células, aquelas em formato de espeto e que dão o aspecto de coroa (corona) ao vírus. Por isso seu nome. Imagine a molécula de proteína como uma linha solta, quando o álcool entra em contato com ela, ela se enruga toda, como um fio de cabelo queimado, perdendo completamente sua função biológica e, assim, sendo também inativada.