“Os jogos são livres criações do espírito e da vontade, autônomos e governados por regras. Saber jogar um jogo é uma capacidade que supõe domínio de uma técnica, consecutiva a uma aprendizagem. [...].” (CHAUVIRE, 1991, p. 91, apud AGUIAR; CASTELEIRA, 2018, p. 217).
AGUIAR, G. da C.; CASTELEIRA, Rodrigo Pedro. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Maringá: Unicesumar, 2018.
Considere o conceito sobre ‘Jogo de linguagem', defendido por Wittegeinstein, leia o poema de Bandeira e avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas.
Neologismo
Beijo pouco, falo menos ainda.
Mas invento palavras
que traduzem a ternura mais funda
E mais cotidiana.
inventei, por exemplo, o verbo teadorar.
Intransitivo
Teadoro, Teodora.
I. No poema, o eu lírico de Bandeira cria uma nova palavra, especificamente, um verbo intransitivo, “teadorar” para significar o que ele sente pela pessoa amada. Essa criação de um novo vocábulo caracteriza o "jogo de linguagem”, uma vez que esse conceito propõe a liberdade de criação de regras.
II. "[...] O jogo de linguagem implica em uma livre criação do espírito e da vontade de um sujeito, governada por regas. A necessidade de o eu lírico de Bandeira expressar o sentimento de amor pela pessoa amada é motivação para a criação de um verbo intransitivo, muito embora, tenha origem na vontade do sujeito, ele se apoiou em regras do rigor gramatical, uma vez que sob esse formalismo linguístico um verbo intransitivo não precisa de complemento, e, de igual maneira, ’teadorar’, também não.
III. Em ‘o jogo de linguagem’, o uso da palavra deve ser compartilhado para que a comunicação seja coroada, efetiva. Por essa dimensão, há de se compreender as regras da gramática, a funcionalidade, para que a (re)criação proposta pelo eu lírico de Bandeira faça sentido para o interlocutor.
As afirmações I, II e III são respectivamente:
(Verdadeiro ou Falso)
Respostas
respondido por:
7
II e III estão corretas.
Neste aspecto os jogos de linguagem assim como a cultura é algo dinâmico.
Assim, essa relação parte das trocas e das linguagens que geram o estado reflexão e ação dos grupos.
Por isso pensar em comunicação é interagir com os diferentes aspectos do espaço que vivemos, como a cultural, a economia, a sociedade e a estrutura de cada povo, variando conforme o contato é feito, nunca se mantendo em um ponto só.
Assim, os jogos de linguagem se tornam interessantes em paralelo com o ato de comunicação nessa sendo colocado em prática a partir de um interlocutor e um locutor.
sjdsjasca:
sim, a II e III estão certo, porém a I também é certa, ou seja, todas são verdadeiras (V V V). Páginas 216 e 217 livro Unicessumar.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás