POEMA; ERRO DE PORTUGUÊS Quando o português chegou Debaixo duma bruta chuva Vestiu o índio Que pena! Fosse uma manhã de sol O índio tinha despido O português. ANDRADE Oswald de. Erro de português. In:___________. Poesias reunidas. 5. ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, s.d. p. 177. 1 – Identifique no texto três características do Modernismo. 2 – As palavras português (no título do poema) e pena (no 4º verso) tem duplo significado. Identifique-os. 3 – De acordo com o poema, o tempo meteorológico determinou a relação de oposição entre o português e o índio. Através de que elementos da natureza se manifesta essa oposição? 4– Considerando os elementos colonizador (português) e colonizado (índio), que conotação assumem no poema os verbos vestir e despir?
Respostas
Resposta:
1- Poesia irônica, social relacionada a elementos da sociedade(índio/português), nacionalismo.
2- Português no título se refere a Língua Portuguesa e no poema se refere a pessoa que vem de Portugal, o português. Pena no sentido de sentir compaixão e pena de alguma ave.
3- Uma bruta chuva e uma manhã de sol.
4- Vestir no conativo do poema pode se dizer no sentido de inferir sua cultura, já despir seria retirar suas riquezas.
Explicação:
1. Podemos citar estas três características do Modernismo no poema "Erro de português ":
- É utilizada uma linguagem muito próxima à variedade brasileira coloquial : buscava-se um distanciamento em relação à sintaxe de Portugal. O fragmento " Que pena!" é um exemplo de uma busca pela linguagem simples e nacional.
- Aparecem versos brancos, ou seja, sem rimas, e livres, isto é, não apresentam métrica regular.
- É comum que haja capacidade de síntese: o poema é curto e direto ao ponto, ou seja, conciso.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/37292097
2. As palavras "português" e "pena" têm duplo significado. O vocábulo "português" pode fazer referência ao nosso idioma, isto é, à língua portuguesa, ou também pode se referir à nacionalidade portuguesa.
A palavra "pena" pode indicar revestimento no corpo de aves ou ao sentimento de piedade.
Nesses casos, dizemos que as palavras apresentam mais de um significado. Isso evidencia uma característica comum comum as palavras : polissemia. Chamamos de polissêmicas as palavras que apresentam mais de um significado, como ocorre com os exemplos citados no enunciado base desta questão.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/24815796
3) Essa oposição se manifesta por meio dos elementos naturais " sol " e "chuva" .
Essas palavras mencionadas acima são consideradas antíteses, visto que se referem a significados opostos, isto é, a ideias opostas. Quando pensamos em chuva, seu o seu oposto logo é imaginado, que é o sol.
De modo similar, o índio e o português são colocados em lados opostos, pois, assim como o sol e a chuva, representam contrariedades ou oposição de ideais. Um está nu e outro vestido, o que também marca visões contrárias.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/839133
4. O vestir faz referência e uma sobreposição de uma cultura a outra. No contexto, a vestimenta refere-se à sobreposição da cultura europeia em relação à cultura nativa, que é considerada como inferior ou mais primária do que a portuguesa.
Por outro lado, despir faz referência às perdas das características próprias da cultura do povo nativo.
Assim,o ato de despir e de vestir não está sendo mencionado apenas de forma denotativa. Na verdade, há uma acepção figurativa, configurando, portanto, o sentido conotativo.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/4461173
Bons estudos!