1-Como estava organizada a economia brasileira no período conhecido como Primeira República?
2-Cite algumas transformações no setor de transportes, comunicações e energia durante a Primeira República e após a “Revolução de 30”.
3-De que forma o Brasil saiu da condição de país agroexportador para potência industrial?
4- O que foi a chamada “Política de Substituição de Importações”?
5-O que foi o chamado “Nacional Desenvolvimentismo”?
6-Escreva uma breve síntese sobre o histórico político econômico do Brasil, após o ano de 1930 e o primeiro governo Vargas. (10 linhas).
Respostas
1) Consolidação (1889-1898): período marcado pela consolidação das estruturas políticas e econômicas da Primeira República. Foi assinalado por crises na política e na economia.
No campo econômico, o Brasil seguiu com grande dependência do café. O grande produtor dele no Brasil era o estado de São Paulo.
2) primeira revolução: Até recentemente, nossa historiografia econômica tinha dado pouca atenção aos meios de transporte, privilegiando as atividades produtivas, em especial as voltadas ao mercado externo; açúcar, ouro, café, borracha e algodão foram alguns dos produtos mais extensamente estudados em vários de seus aspectos.
transportes no Brasil era bastante restrito
revolução de 30: O transporte ferroviário, contudo, era a principal forma de locomoção de passageiros e carga. As linhas começavam a ser expandidas para o interior dos Estados, principalmente, no Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Com uma infraestrutura de transporte limitada, os hotéis, cassinos e estâncias atendiam em grande parte a uma demanda local.
3) O modelo econômico "arquipélago"
Até se incluir no conjunto das nações industrializadas periféricas, a economia brasileira funcionava como um "arquipélago", ou seja, um conjunto de áreas econômicas que funcionavam como "ilhas", uma vez que eram voltadas para o exterior e desarticuladas entre si.Assim ocorria com a cana-de-açúcar no Nordeste, o café no Sudeste e a borracha no Norte.
A indústria foi a grande responsável pela integração da economia brasileira em torno de um único centro polarizador, no caso a região Sudeste. Vimos essa nova organização espacial do Brasil em função da industrialização
O Brasil consolidou sua industrialização após a Segunda Guerra, num processo conhecido como substituição de importações
4) A Substituição de importações, é um processo que leva ao aumento da produção interna de um país e a diminuição das suas importações, E refere -se a um modelo de planejamento a favor da industrialização tardia de caráter capitalista.
5) Chama-se desenvolvimentismo qualquer tipo de política econômica baseada na meta de crescimento da produção industrial e da infraestrutura com participação ativa do estado como base da economia.
O estilo de governo de JK uniu a simpatia necessária aos líderes carismáticos e extrema habilidade de negociação, pertinente ao jogo político. Lembrado pelas suas realizações econômicas, incentivou o progresso econômico do país por meio da industrialização. Seu mandato foi marcado por relativa calmaria política.
6) A chegada de Getúlio Vargas ao poder se deu por meio da Revolução de 30, que pôs fim ao domínio político das elites paulista e mineira. Durante anos, esses dois estados dominaram a política brasileira, através de um sistema de alternância de poder na Presidência da República. Essa aliança ficou conhecida como “República do Café com Leite”, em alusão à produção de café e leite que era base econômica desses dois estados, respectivamente. A partir dessa aliança, as elites oligárquicas garantiam seus interesses econômicos por meio de uma política externa agroexportadora.
Durante o Estado Novo, as hostilidades que vinham se formando (ou que nunca cessaram) desde a Primeira Guerra resultaram em um novo conflito de escala mundial. Em 1944 o Brasil une-se aos Aliados, para lutar ao lado dos Estados Unidos e da União Soviética contra os regimes fascistas da Itália e da Alemanha. O fato de Vargas, que governava sob um regime autoritário, ter participado na Guerra contra o fascismo é considerado um pouco controverso. Essa escolha se deu pelo fato de o Brasil ter forte relações econômicas com os Estados Unidos, que naquele momento prometiam financiamento para a indústria brasileira.