4. GRIPE ESPANHOLA
ORIGEM
QUANDO?
HISTÓRIA
CONTAMINAÇÃO
SINTOMAS
TRATAMENTO
VÍTIMAS FATAIS
5. GRIPE SUÍNA
ORIGEM
QUANDO?
HISTÓRIA
CONTAMINAÇÃO
SINTOMAS
TRATAMENTO
VÍTIMAS FATAIS
5
6. HIN1
ORIGEM
QUANDO?
HISTÓRIA
CONTAMINAÇÃO
SINTOMAS
TRATAMENTO
VÍTIMAS FATAIS
Respostas
Resposta:
Gripe Espanhola
A gripe espanhola foi uma pandemia que aconteceu entre 1918 e 1919, espalhou-se pelo mundo, principalmente, por conta da movimentação de tropas no período da Primeira Guerra Mundial, tendo um impacto direto nos países que participavam desse conflito. Aqui no Brasil, ela chegou em setembro de 1918, espalhando-se por todas as regiões do país e causando a morte de 35 mil brasileiros. Ao todo,apontam que a quantidade mínima de pessoas que morreram de gripe espanhola, entre 1918 e 1919, tenha sido de 50 milhões, mas algumas estatísticas elevam esse total para até 100 milhões de pessoas. Um dos locais mais afetados, como mencionado, foi a Índia, que registrou, no mínimo, 18 milhões de mortos. Aqui no Brasil foi registrado, oficialmente, o total de 35 mil mortos.
A gripe suína é uma doença causada por alguns dos vários tipos de vírus influenza. O vírus influenza suíno (SIV) ou vírus influenza de origem suína (S-OIV) é qualquer estirpe da família de virus influenza que seja endêmica à porcos.
Por causa da pandemia, os hospitais brasileiros tiveram que se adaptar para fazer a triagem de pacientes infectados. A doença também causou transtornos nos calendários escolares, com o adiamento do retorno das férias de inverno. Até o último boletim, divulgado em novembro, o Ministério da Saúde registrava 1.528 óbitos, a maior parte em São Paulo, com 530 vítimas fatais. Paraná e Rio Grande do Sul confirmaram 186 e 208 vítimas fatais, respectivamente.
A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, ela se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010. Os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo ser fatal. O vírus vive por duas a oito horas em superfícies e lavar as mãos com frequência ajuda a reduzir as chances de contaminação.
6