Quais foram os motivos que levaram ao conflitos separatistas na península da Crimeia, na Ucrânia?
Respostas
Resposta:
Para entender o conflito entre a Ucrânia e a Rússia, além das devidas considerações acima, é preciso levar em conta que o primeiro é um país dividido tanto do ponto de vista étnico quanto cultural.
Ao centro e oeste da Ucrânia concentra-se a maioria étnica de seus habitantes, com origem, cultura e língua ucranianas. Há também, desde que o país se tornou independente, forte vontade por parte dos habitantes desta região de pertencerem à União Européia.
Ao leste, porém, próximo da fronteira com a Rússia, concentra-se a parte russa, com influência cultural, lingüística e política desta.
A crise contemporânea entre os países emergiu mais energicamente a partir de novembro de 2013, quando o então presidente ucraniano Viktor Yanukovich foi pressionado pela população de Kiev a se aproximar comercialmente da União Europeia, clamando pelo afastamento de acordos com a Rússia.
Alternativamente, porém, Yanukovich, que possui origem russa, acabou preferindo fechar com Moscou, pedindo um empréstimo bilionário à potência.
Assim, manifestações tomaram conta da capital ucraniana, respondendo o presidente com rigidez. Tal repressão culminou ainda mais na revolta dos que manifestavam, desencadeando violentos embates.
Explicação: