1) Explique a diferença fundamental entre o pensamento de Sócrates e a filosofia dos pré- socráticos, de um modo geral.
Respostas
Resposta:
Os filósofos pré-socráticos foram os primeiros filósofos do Ocidente. Tales de Mileto, considerado o primeiro filósofo, não se conteve com as explicações cosmogônicas fornecidas pela mitologia grega para explicar a origem de tudo, e parte para uma observação natural em busca de um princípio racional de tudo que fizesse sentido. Sua atitude dá início à Filosofia há, aproximadamente, 2600 anos.
Resposta:
Os primeiros filósofos são conhecidos como pré-socráticos.
- romperam com a visão mítica e religiosa da natureza, adotando uma forma científica de pensar.
- tinham preocupação cosmológica: busca de uma explicação natural para os fenômenos da natureza: a physis - natureza e a arkhé - princípio.
- a physis, pois suas investigações giravam em torno do mundo material, físico, embora não poucas vezes a arkhé fosse algo não-físico.
- a arkhé, um elemento presente em todos os momentos da existência de tudo, a arkhé está no inicio, no desenvolvimento e no fim de tudo.
Sócrates valorizou o pensamento dos pré-socráticos, porém insistiu em sintetizar a multiplicidade de forças – tudo é um:
- desenvolveu sistemas e métodos para o raciocínio lógico, baseado na argumentação.
- seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre a essência da natureza da alma humana.
- deu início ao estudo da Virtude, como fim para a atividade humana e que se identifica com o bem que convém à natureza humana.
Bons estudos!
Explicação: