A economia bizantina baseou-se num diversificado comércio que cooperou para o fortalecimento do império. Com posição estratégica entre Europa e Ásia, a cidade de Constantinopla tornou-se o grande centro comercial, político e artístico do Oriente.
C
E
No âmbito político a figura do imperador bizantino era soberana, concentrando poderes nos diversos setores. No diálogo com a Igreja, o patriarca conquistou amplo protagonismo nas decisões de Estado, interferindo até mesmo nos aspectos da defesa das fronteiras e na manutenção das forças militares.
C
E
Como parte da expressão de fé cristã, os mosaicos que compunham o aparato artístico dos bizantinos retratavam as questões cotidianas da vida comum e, posteriormente a iconografia cristã fazendo parte dos templos cristãos.
C
E
A sociedade estruturada no interior da cidade de Constantinopla concedia amplos privilégios aos religiosos que, com a expansão dos árabes pelo porção oriental da África, permitiu um forte sincretismo religioso, assim como entre os cristãos e muçulmanos na Europa Ocidental.
C
E
O movimento iconoclasta foi um importante fator de fortalecimento dos dogmas cristãos do oriente ao reafirmar a prática de veneração às imagens como parte da vivencia cristã. No campo comercial, os monges se fortaleceram com a venda de artigos religiosos, o que comprometeu a autoridade do imperador.
C
E
Mesmo com o fortalecimento mútuo no que diz respeito às relações entre carolíngios e a Igreja, o corpo eclesiástico se manteve á sombra de Carlos Magno sem atuação em qualquer esfera administrativa do império.
C
E
A abertura administrativa promovida por Carlos Magno para otimizar o seu comando e ampliar a sua influência deu a um corpo complexo de nobres autoridade sobre propriedades rurais em troca de apoio militar.
C
E
Na gestão de Luiz, O piedoso o império viveu momentos de manutenção da estabilidade em constante ameaça pela disputa dos herdeiros, o que posteriormente geraria a divisão territorial e o enfraquecimento da figura central de poder.
C
E
O fato de os francos terem sido os primeiros Germânicos a se converterem ao cristianismo, ponto de partida para os laços estreitos que estabeleceram com a Igreja nos anos setecentos, favoreceu o projeto unificador carolíngio.
C
E
Respostas
respondido por:
8
1 é verdadeira, visto que a economia bizantina baseou-se num diversificado comércio que uniu Europa e Ásia, enquanto que a 2 também é, pois no âmbito político a figura do imperador bizantino era soberana, bem como ele também acumulava poder religioso.
A 3 é verdadeira, pois os mosaicos que compunham o aparato artístico dos bizantinos possuía cunho religioso. A 4 é falsa, pois os árabes gradativamente foram ameaçando e conquistando os bizantinos. 5 é falsa, 6 é verdadeira,
memesrecbsb49:
uai tem 9 questôes... '-' mas valeu mano ajudou muito!!
Perguntas similares
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás