• Matéria: Biologia
  • Autor: santiagotatyaneazeve
  • Perguntado 6 anos atrás

GENTE ME AJUDEM TENHO QUE ESCREVER ISSO ATÉ AMANHÃ!
Explique sobre o mutualismo entre cupins e protozoários.
POR FAVOR EU PRECISO RESPONDER ISSO RÁPIDO!

Respostas

respondido por: juliakovski
0

Resposta:

O mutualismo é uma relação ecológica onde há a associação de duas espécies, que obtêm para si benefícios.  

Ocorre entre indivíduos de espécies diferentes, ou seja, é uma relação interespecífica.

Mutualismo facultativo;

Nesta associação, as espécies envolvidas trocam benefícios, mas podem viver separadas umas das outras.  

Um clássico exemplo desta relação é o caso dos crustáceos do gênero Pagurus, conhecidos como caranguejos-eremita, e algumas espécies de anêmonas-do-mar.  

Abrigando-se nas conchas, os caranguejos protegem-se contra predadores, graças aos tentáculos dotados de células urticantes das anêmonas, que podem queimá-los.  

As aves, sobre o corpo destes mamíferos, se alimentam dos carrapatos, proporcionando a eles a retirada destes parasitas que lhes causam incômodo.  

Crocodilos e aves também podem apresentar uma relação parecida: os crocodilos permitem que estas aves entrem em sua boca para a remoção de detritos e sanguessugas, o que garante a eles conforto e, às aves, alimento.

Mutualismo obrigatório;

No mutualismo obrigatório, também chamado de simbiose, as espécies associadas dependem permanentemente uma da outra, não conseguindo sobreviver sem a presença do outro indivíduo.  

É o caso de certas espécies de cupins e protozoários: os protozoários, que vivem exclusivamente no intestino do cupim, digerem a celulose que é ingerida na madeira por ele, mas que não é capaz de digerir.  

Os fungos propiciam às algas ou às bactérias água e nutrientes absorvidos do meio, enquanto as bactérias ou as algas lhes fornecem os açúcares produzidos na fotossíntese.  

Dentre as funções que estas nos desempenham, estão o auxílio na digestão e na absorção de nutrientes, produção de vitaminas, ácidos graxos, ômega-3, inativação de toxinas, regulação do nosso sistema de defesa e regulação do açúcar sanguíneo e pressão arterial.

Cupins e protozoários - Ao comerem madeira, os cupins obtêm grandes quantidades de celulose, mas não conseguem produzir a celulase, enzima capaz de digerir a celulose.  

Em seu intestino existem protozoários flagelados capazes de realizar essa digestão.

Assim, os protozoários se valem em parte do alimento do inseto e este, por sua vez, se beneficia da ação dos protozoários.

Explicação:

respondido por: Nilsonjr
0

Explicação:

O mutualismo é a forma que alguns seres vivos conseguem se ajudar em diferentes formas no ambiente , seja proteção como um caranguejo e um ouriço ou até mesmo de alimento como os cupins e alguns protozoários, dessa forma os cupins responsáveis por pegar madeira para alimento sendo que a celulose componente da madeira não é digerida pelos cupins , não possuem uma enzima para um componente tO grande quanto a celulose assim eles levam a celulose das madeiras até os protozoários os alimentam e os dejetos desses protozoários e servem de alimento para o cupins .espero ter ajudado

Perguntas similares