• Matéria: História
  • Autor: guisilbatista
  • Perguntado 6 anos atrás

Pesquise sobre as três fases do renascimento: Trecento, Quatrocento, Cinquecento

Período de cada uma delas

Características

Principais artistas e obras de cada fase
PFV GENTE É PRA HOJE

Respostas

respondido por: lorrainearj
26

Resposta:

O Renascimento Italiano é divido em três fases distintas:

o Trecento, que corresponde à fase inicial do movimento renascentista, no século XIV

No Trecento, as artes plásticas foram agraciadas pelas obras inovadoras de Giotto di Bondoni.Nas letras, observamos um primeiro impulso na produção a partir do momento que Dante Alighieri publicou suas obras em toscano, um dialeto que influenciou profundamente o italiano hoje falado. Logo depois, aparece Petrarca, considerado um dos grandes fundadores da questão humanística na literatura italiana.

o Quattrocento, onde temos vários trabalhos na cidade de Florença, os quais correspondem aos séculos XV

No final dessa fase, damos um lugar para Leonardo da Vinci, talvez uma das figuras que encarnou o sentido inovador do Renascimento com maior intensidade. Não se especializando em nenhum âmbito específico, da Vinci se aventurou como pintor, escultor, urbanista, inventor e filósofo. Entre suas obras, podemos dedicar especial destaque à Gioconda, mais conhecida como Mona Lisa, e a reprodução da Santa Ceia.

e o Cinquecento, última fase – transcorrida no século XVI – onde a cidade de Roma assume posição de destaque.

Chegando ao Cinquecento, o Renascimento já ocupa uma posição de destaque na Itália e em outras nações europeias. Na literatura, o Cinquecento foi prestigiado com as inovadoras teses políticas de Nicolau Maquaivel, autor da obra “O Príncipe”, onde elabora a cisão entre as questões políticas e os valores morais. Já nas artes, Michelangelo Buonarroti se imortaliza pela pintura dos afrescos da Capela Sistina.

Alcançando os finais do século XVI, observamos que o Renascimento já experimentava outras manifestações para fora da Itália.

Perguntas similares