Frase: ''A Europa é um barril de pólvora para a 1º Guerra Mundial”. Explique a frase contextualizando com a morte de Francisco Ferdinando.
Respostas
Para conseguir entender o porquê a Europa já estava em constante clima de tensão e o que fez com que a morte de Francisco Ferdinando fosse o estopim para a Grande Guerra, é válido ressaltar todo o contexto histórico em que a Europa estava inserida.
Período da Paz Armada (1871-1914)
Período em que as potências europeias faziam tratatos de alianças entre si. Um exemplo disso é a data de criação da Tríplice Aliança e a Tríplice Entente:
- Tríplice Aliança, formada em 1882;
- Tríplice Entende, formada em 1907.
Literalmente era como se a Europa já estivesse se preparando para um grande conflito. Portanto, houve aumento no investimento da indústria bélica.
Choque de imperialismo
Em um contexto de 2° Revolução Industrial, os países europeus estavam em busca de matérias primas e mercado consumidor. Simultaneamente, havia as disputas pela partilha colonial na África e na Ásia (sendo que isso ocorre oficialmente em 1880 na Conferência de Berlim).
Soma-se a isso o fato de países como Itália e Alemanha serem recém-unificados e por isso buscavam pelo reconhecimento frente as grandes potências, isso se deve ao aumento do nacionalismo.
Guerra Franco-Prussiana
Guerra entre França e Prússia (futura Alemanha) que resultou na derrota da França fazendo com que os franceses se sentissem humilhados. Além disso, a França precisou entregar dois territórios importantes para a Prússia, sendo eles a Alsácia e Lorena.
Essa guerra fez com que o revanchismo francês nascesse e a sede de vingança se intensificasse dava vez mais.
Rivalidade entre Alemanha e Inglaterra
A Alemanha teve um grande crescimento industrial, fazendo forte concorrência com os produtos ingleses, o que não agradou a Inglaterra.
Além disso, mercados que antes eram dominados por produtos ingleses precisaram dividir espaço com os produtos alemães, agravando ainda mais essa rivalidade econômica e industrial.
Nacionalismo Sérvio
Os sérios queriam construir uma grande nação eslava e para que isso acontecesse era necessário que alguns impérios (como o Império Austro-Húngaro) perdessem alguns territórios.
A "Grande Sérvia" era o grande objetivo dos povos eslavos.
Entretanto, um território que faria parte da "Grande Sérvia" (Bósnia) foi anexada pelo Império Austro-Húngaro em 1908, contrariando os interesses e vontades vigentes. Desse modo, surge uma grande insatisfação dos sérvios.
A morte do arquiduque Francisco Ferdinando
o herdeiro do Império Austro-Húngaro, Franscisco Ferdinando, realizou uma visita a capital da Bósnia juntamente com sua esposa para demonstrar seu apoio ao povo.
Entretanto, um grupo nacionalista e radical sérvio foram responsáveis pelo assassinato do integrante real e de sua esposa. Esse duplo assassinato serviu como pretexto para a eclosão da Primeira Guerra Mundial.
Conclusão
Conforme o que foi exposto é correto afirmar que a frase "A Europa é um barril de pólvora para a 1º Guerra Mundial" se comprova através da grande tensão que ocorre entre as potências europeias que é causada por inúmeros motivos (aqui supracitados). Logo, a morte de Francisco Ferdinando foi apenas uma faísca que fez com que a 1° Guerra Mundial de fato "explodisse".
Aprofunde seu conhecimento:
1° e 2° Guerra Mundial: https://brainly.com.br/tarefa/28956743
Política de Alianças: https://brainly.com.br/tarefa/28203837