Na sociedade contemporânea, nos encontramos rodeados de bens de consumo, os quais estão em todos os lugares e com os quais construímos uma convivência íntima, pois, de acordo com Aguiar e Casteleira (2018), tais bens nos identificam e nos colocam no centro de um mundo aparentemente em movimento.
AGUIAR, Gilson da Costa; CASTELEIRA, Rodrigo Pedro. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Maringá-PR: UniCesumar, 2018.
Sobre a “sociedade de consumo”, termo cunhado por Jean Baudrillard, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
A tendência de crítica relacionada ao conceito de sociedade de consumo refutava efetivamente a economia industrial.
Alternativa 2:
A sociedade do consumo permite, por meio do convívio com uma construção mercadológica, a experiência de nos relacionarmos com o real.
Alternativa 3:
A sociedade de consumo realizaria, superficialmente, a busca de igualdade defendida pelos liberais, a qual inspirou as revoluções burguesas nos séculos XVII e XIX.
Alternativa 4:
Há uma preocupação muito grande por parte das pessoas por um consumo que não prejudique o meio ambiente e gere uma produção sustentável pelas indústrias.
Alternativa 5:
Existe, hoje, à nossa volta, uma evidência fantástica do consumo, criada pela multiplicação dos objetos, mas as pessoas optam por um consumo consciente e evitam desperdício.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
Alternativa 1
As críticas ao consumismo vão de encontro com as estratégias de marketing impostas para a manutenção da economia industrial.
Motivos para as demais estarem erradas: os consumidores não se relacionam com o real, apenas convivem com a propaganda que é direcionada aos próprios, assim como não buscam a igualdade em aspecto algum. Do mesmo modo, não há predominância da preocupação com a natureza ou com o desperdício mediante ao ato de consumir.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
As críticas ao consumismo vão de encontro com as estratégias de marketing impostas para a manutenção da economia industrial.