Entre o seculo xii e xvi, um estado absolutista nao se baseava apenas no poder centralizado nas mãos do rei. Para se fortalecer,o monarca aliou se a um grupo em ascensao naquele momento. Que grupo social era esse? Explique como o monarca e esse grupo se beneficiaram com a aliança.
Respostas
Nesse período, o poder de um rei obteve forte influência da religião. Ou seja, os monarcas aliaram-se ao clero.
Os absolutistas se beneficiavam com essa aliança, pois segundo as ideias vigentes nesse contexto histórico, eles obtinham todo esse por serem um representante de Deus. Por causa desse endeusamento, o reinado não sofria críticas, contestações ou possíveis fiscalizações. Afinal, o rei podia fazer o que bem quisesse. Além disso, quem desobedecesse aos seus mandamentos era visto como um descumpridor das leis divinas.
Os clérigos também obtiveram inúmeras vantagens, pois passaram a ser uma das forças que garantiam a manutenção da sociedade. Eles se envolviam na administração das riquezas e interferiam ativamente nas questões políticas da época. Com a disseminação do cristianismo por todo o continente europeu, muitos indivíduos foram iludidos com falsas promessas de conquistar um terreno no céu, ou de doar parte de seu dinheiro para pagar seus pecados. Sendo assim, esse cenário proporcionou a acumulação de terras e a secularização dos bens da Igreja.