• Matéria: ENEM
  • Autor: veronicaAmy8911
  • Perguntado 6 anos atrás

5- Leia o texto abaixo e responda a questão a seguir. "A Revolução de 1930 põe fim à hegemonia da burguesia do café, desenlace inscrito na própria forma de inserção do Brasil no sistema capitalista internacional. Sem ser um produto mecânico da dependência externa, o episódio revolucionário expressa a necessidade de reajustar a estrutura do país, cujo funcionamento, voltado essencialmente para um único gênero de exportação, se torna cada vez mais precário." FAUSTO, Boris. A Revolução de 1930: historiografia e história. São Paulo: Brasiliense, 1979. p. 112. a) Sabendo que na primeira linha do texto Boris Fausto indica o declínio da burguesia do café, explique se estava em curso um momento de mudança ou permanência na sociedade brasileira. b) Por que Boris Fausto afirmou que em 1930 era imprescindível a mudança na exportação de café pelo Brasil?

Respostas

respondido por: mariasimonerodrues
4

A)Mudança, pois estava a necessidade de reajustar a estrutura do pais

B)isto aconteceu pois em 1929 houve uma crise financeira internacional que fez com que o consumo de produtos supérfluos, como o café, que não é essencial para a vida humana, caísse consideravelmente.

Como a economia brasileira era dependente, em grande medida, ainda da exportação de café, nesta época nos vimos seriamente abalados por uma crise econômica profunda, de modo que era necessário modernizar a nossa economia, fortalecendo o mercado interno e o desenvolvimento de outros setores, em especial da industrialização.

Explicação:

espero ter ajudado

Perguntas similares