Artista carioca, além de pintor, foi instrumentalista, tocava clarinete e cavaquinho, compositor de sambas e um dos fundadores da escola de samba Estação Primeira de Mangueir Iniciou-se na pintura em 1937 e os temas de suas obras eram muitas vezes inspiradas em situações do dia-a-dia vividos no Rio de Janeiro. O enunciado refere-se a: a) Henri Rousseau b) Emídio de Souza c) Heitor dos Prazeres d) Cardosinho
me ajudem porfavor
Respostas
Resposta: Letra c)
Explicação:
Heitor dos Prazeres (Rio de Janeiro, 23 de setembro de 1898 — Rio de Janeiro, 4 de outubro de 1966) foi um compositor, cantor e pintor brasileiro. Foi um dos pioneiros na composição dos sambas e participou da fundação das primeiras escolas de samba do Brasil.
O pai de Heitor o ensinou a tocar o clarinete em vários ritmos como polcas, valsas, choros e marchas. Ele morreu quando o filho tinha sete anos. Seu tio, Hilário Jovino Ferreira, músico conhecido como "Lalau de Ouro" deu-lhe o seu primeiro cavaquinho.Tomou seu tio como modelo de compositor e aos doze anos, já era conhecido como Mano Heitor do Cavaquinho.
Em 1937, começou a exibir suas pinturas, nas quais retratou a vida nas favelas: crianças brincando, homens jogando ou bebendo, jovens dançando samba, etc. Representava os rostos das pessoas de perfil, com a cabeça e os olhos voltados para cima.