1) O que significa a palavra eleata para os filósofos pré-socráticos? Qual sua relação
com a imobilidade do ser?
2)Qual era o argumento de Parmênides que viabiliza a imobilidade do ser? O que o mesmo filósofo quis dizer com a palavra Ente?
3) Quais foram as principais contribuições do período pré-socrático para o mundo
alguém me ajuda pfvr
Respostas
1) Os filósofos pré-socráticos dedicaram-se a conhecer as causas de todas as coisas e destacam-se sempre sua preocupação com a phisis, isto é, se interessavam pela natureza e pelos processos naturais.
A Escola Eleática vê a unidade, a indivisibilidade e a permanência como características da natureza das coisas.
A alétheia, é o Ser, o Ser é o verdadeiro, e é na vida da verdade que nós temos que caminhar, e pela razão atingirmos o Ser que é Uno, indivisível, imutável, intemporal.
2. Para Parmênides "O Ser é e o não-ser não é", O ser é o ente pensado, se ele é o ente pensado, ele o ente existe, pois só podemos pensar sobre algo que tem existência, portanto, ele pode ser nominado, pois só podemos dar nomes a coisas existentes, tendo nome ele pode ser dito, sendo dito podemos utilizar a persuasão para afastar os homens mortais do falso, da segunda via, da opinião.
3. Os filósofos pré-socráticos são considerados os pioneiros da Filosofia ocidental. Em seus pensamentos, buscavam um entendimento para o primeiro princípio: a arché, o princípio que deveria estar presente em todos os momentos da existência de todas as coisas manifestas e deveria estar no início, no desenvolvimento e no fim de tudo.
Bons estudos!