“Basta uma vista de olhos pelas estatísticas ocupacionais de um país pluriconfessional para constatar a notável frequência de um fenômeno por diversas vezes vivamente discutido na imprensa e na literatura católicas bem como nos congressos católicos da Alemanha: o caráter predominantemente protestante dos proprietários do capital e empresários, assim como das camadas superiores da mão de obra qualificada, notadamente do pessoal de mais alta qualificação técnica ou comercial das empresas modernas” (WEBER, 2004, p. 29).
A citação destaca a generalização de um grupo social a quem teria se vinculado o desenvolvimento do capitalismo. Diante dessa perspectiva, analise as afirmações a seguir:
I. As características racionais do capitalismo industrial só foram possíveis graças a um tipo de ética que é próprio do protestantismo. II. O valor pelo trabalho, por meio de uma rígida disciplina nas atividades rotineiras, o ato de poupar, entre outras práticas e características dos protestantes, deram a eles um perfil mais sensível e displicente que fora imprescindível para a consolidação do capitalismo. III. O embrião do capitalismo está vinculado à lógica católica devido ao hábito de compra de indulgências.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmações calcadas no pensamento weberiano:
a) I, II e III. b) I e II, apenas. c) II e III, apenas. d) III, apenas. e) I, apenas
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
E.
Explicação:
I, apenas
respondido por:
1
Resposta:
e) I, apenas
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás