• Matéria: História
  • Autor: gislenisilva89
  • Perguntado 6 anos atrás

1)A penetração dos bárbaros no Império Romano?
2)A importância da batalha de poitiers,em 732,no contexto da história Europa,justifica -se em função de que?
3)Carlos Martel é considerado o defensor da Cristandade contra os muçulmanos porque?
4)O declínio da dinastia dos merovigios no Reino franco permitiu o aparecimento de um novo chefe política de fato,a saber?
5)entre os principais povos bárbaros que invadiram o império romano,podemos citar?​

Respostas

respondido por: gigigilima
3

RESPOSTAS:

1. A penetração dos bárbaros no Império Romano deu-se inicialmente sob a  forma de migrações pacíficas, posteriormente, através de invasões armadas cujos objetivos eram de conquista, pilhagens, saques e de dominação.

As invasões bárbaras foram predominantemente motivadas pela fragilidade interna do Império Romano, e as pressões que os hunos faziam aos povos do leste e posteriormente aos germânicos.

2. A derrota árabe frente ao Reino Franco impediu a islamização do Ocidente;

3. Carlos Martel é um símbolo da civilização ocidental e o Defensor da Cristandade (ou seja, dos interesses dos cristãos na Europa) por ter vencido os mouros (os muçulmanos) na Batalha de Poitiers (também conhecida como "Batalha de Tours") em 732 depois de Cristo.

Com isto o Império Islâmico ficou, na Europa, limitado à Península Ibérica (onde ficam, hoje, Espanha e Portugal) e não conseguiu adentrar mais a Europa, tendo iniciado aí o seu período de estagnação e posterior queda, com a reconquista da Europa pelos cristãos.

4. A Dinastia Merovíngia dependia, para a sua manutenção, do reconhecimento da sua autoridade central e da lealdade dos senhores feudais, que eram os sujeitos que na prática detinham poder político e econômico nas regiões sob seu controle.

Com o passar do tempo, contudo, estes senhores foram se afastando da autoridade central - passando a ser vistos como "reis indolentes" -, o que acabou com as bases de sustentação daquele regime, que foi substituído pela Dinastia Carolíngia, que tinha maior capacidade de mante as alianças locais com os senhores feudais.

(o major domus)

5. os vândalos; os francos; os visigodos; os ostrogodos.

espero ter ajudado:)

Perguntas similares