Respostas
Resposta:
. Passar muito tempo escolhendo o que comer. "Um indivíduo com ortorexia demora muito para decidir o seu prato. Todas as propriedades do alimento são levadas em consideração e avaliadas diversas vezes."
2. Restringir as quantidades com exatidão. "Um grande sintoma do transtorno é pesar alimentos e se fixar nas quantidades em gramas", conta o endocrinologista.
3. Ler incansavelmente os rótulos dos alimentos. "Horas no mercado, outras tantas no restaurante querendo saber todos os ingredientes."
4. Deixar de se alimentar quando não encontrar opções saudáveis no local. "Elas preferem não comer a ter que comer algo fora da dieta", explica Pedrinola.
5. Levar o próprio alimento a restaurantes, casamentos e aniversários. "Pessoas com ortorexia sempre levam marmita em eventos sociais que podem não ter comidas saudáveis."
6. Não abrir exceções. "Não existe ocasião ou evento que valha um deslize para os ortoréxicos."
7. Se distanciar dos amigos. "A vida social chega a ser quase nula -- eles não querem comer fora e não bebem de jeito nenhum."
8. Oscilações de humor. "Essas mudanças fazem parte dos transtornos alimentares."
9. Baixa estima. "Geralmente é uma das principais características de todo ortoréxico. É o que o faz entrar na obsessão pela dieta", conda o endocrinologista.
10. Seguir todas as musas fitness no Instagram. "Ortoréxicos passam o tempo todo vendo hábitos saudáveis nas redes sociais e idealizando um corpo que é diferente do seu biotipo."