URGENTEEEEEEEEEEEEEEEEE
Leia o texto a seguir.
Quase todo o calor biológico é gerado pelos processos da síntese e da hidrólise de ATP. Quanto maior o gasto de ATP, mais calor será produzido. Através de estudos bioquímicos é possível analisar como fonte de calor dos seres vivos a síntese ou hidrólise de ATP. A hidrólise está associada ao trabalho biológico; sempre que ocorre a hidrólise, ocorre também a perda de energia na forma de calor. O mecanismo molecular responsável pela produção de calor durante a síntese de ATP tem relação com o funcionamento de uma organela celular, e distintamente os mecanismos de hidrólise de ATP estão relacionados com o trabalho celular que levam ao gasto de ATP. Nos homeotermos o calor é produto das funções biológicas mantendo os organismos a uma temperatura próxima dos 37° C. Durante a oxidação, a energia dos alimentos (substratos energéticos) é liberada e depois armazenada por um tempo na forma de ATP. Logo depois, ocorre um processo de transformação de energia resultando do trabalho biológico (transporte de íons, síntese de macromoléculas, contração muscular e outras) sendo neste caso também o calor o principal subproduto da transformação de energia. Nas células, a glicose é quebrada e a maior parte da energia obtida é armazenada principalmente no ATP (adenosina trifosfato) por curto tempo.
A organela envolvida na síntese de ATP nas células animais e os processos bioquímicos celulares que produzem energia na forma de ATP são, respectivamente:
a.
mitocôndria, respiração aeróbia e fotossíntese.
b.
cloroplasto, respiração anaeróbia e fermentação.
c.
mitocôndria, fermentação e fotossíntese.
d.
citosol, respiração aeróbia e fermentação.
e.
mitocôndria, fermentação e respiração aeróbia.
Respostas
respondido por:
1
Explicação:
Letra E , ele fala do animal e animais não fazem fotossíntese , mas fazemos fermentação láctea e respiração aeróbia para gerar energia e a organelas responsável pela respiração celular é a mitocôndria
Nilsonjr:
Espero ter ajudado
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás