• Matéria: Filosofia
  • Autor: raissafariasdosantos
  • Perguntado 6 anos atrás

A exemplo da angústia e desamparo , próprios de existentialismo , que outros sentimentos podem ser identificados na realidade dos jovens do século XXI ?

Respostas

respondido por: vchinchilla22
328

Além da angústia e desamparo , próprios de existencialismo os na realidade dos jovens do século XXI podem ser identificados outros sentimentos como por exemplo: rejeição, desprezo, fingir ser outra pessoa, banalidade, individualismo.

Alguns adolescentes e jovens de hoje tendem a experimentar um crescente desencanto com a vida, que é uma expressão de seu vazio interior. Para preencher essa lacuna, eles se refugiam em evasões prejudiciais e perigosas: álcool, drogas, ideologias radicais, atividades de alto risco, etc. Eles não têm coragem de ficar sozinhos e encontram-se em uma atmosfera de silêncio externo e interno.


NINJADOMPEDRO2: esse comentário e pra mostra q estive aqui
ThyagoLevrone: top
respondido por: marigiorgiani
2

A exemplo dos sentimentos de angústia e desamparo, que são próprios do existencialismo, é possível identificar a ansiedade, falta de autoconfiança e alta culpabilidade como sentimentos dos jovens do século XXI

A teoria do existencialismo de Jean Paul Sartre baseia-se na ideia principal de que o homem é livre por ter a possibilidade de tomar suas próprias decisões. Porém, o homem não é um indivíduo que sabe lidar com a liberdade, pois não aguenta a sensação de culpa pelos resultados que saem diferentes do esperado

Ciente de que suas próprias ações (liberdade) podem levar a resultados que não o façam feliz, o homem prefere "abrir mão" das suas decisões e deixá-las a cargo de terceiros. Essa foi uma forma que o ser humano encontrou de colocar a culpa pelos resultados errados de sua vida em outra pessoa que não a si mesmo.

Ou seja, o homem prefere abrir mão de sua liberdade do que se responsabilizar por ela.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/8686779

Anexos:
Perguntas similares