• Matéria: Geografia
  • Autor: nicoresende5
  • Perguntado 6 anos atrás

O problema da saturação do lixo nos aterros sanitários brasileiros

No país gastam-se por dia mais de R$ 12,8 milhões em coleta e destinação de lixo. As grandes cidades têm de levar seus detritos cada vez mais longe. Muitas dessas grandes cidades brasileiras estão com seus aterros esgotados. E implementar outros é muito difícil, afinal exige um terreno grande, que não seja muito longe e que não tenha vizinhos. Além disso, é necessário que neste local o lençol freático seja muito profundo.

Não é só no Brasil, que os lixões são um problema. Por toda a América Latina, eles se espalham causando doenças e poluição. Na Itália, o sul do país enfrenta graves situações provocadas pelos aterros irregulares e pelo controle da máfia sobre a coleta de resíduos. O mesmo acontece na Espanha e França, que sofrem com as ações das máfias.

Disponível em:
Acesso em: 20 fev. 2015. Adaptado.

Como mostra o texto, o problema do lixo nas grandes cidades só tem aumentado. Que soluções seriam adequadas para minimizar o problema?

Respostas

respondido por: hevelincosta123
8

Resposta:

reciclando garrafa,por exemplo, invés de jogar fora fazer brinquedos para seu animal de estimação ou encher de água e deixar na geladeira, caderno pegar as folhas que ainda estão limpas para fazer trabalhos,sacolas como lixo ou até pra fazer rabiola de pipa, Rexona usar as bolinhas do antitranspirante para pingue pongue, entre várias outras coisas que podemos reciclar em casa mesmo. Isso ajudaria muito o planeta a ficar com menos lixo

respondido por: playsluisfelipe
8

Resposta:

Dentre as soluções possíveis, pode-se mencionar a coleta seletiva, a reciclagem, a compostagem e o aproveitamento do lixo urbano de origem orgânica para a produção de biocombustíveis. A questão mostra que o problema do lixo não é exclusivo dos grandes centros brasileiros. Cabe ao aluno ir além do problema, pensando diretamente nas soluções para os aterros sanitários.

Espero ter ajudado

Perguntas similares