.O último presidente a governar o Brasil antes da ascensão de Getúlio Vargas ao poder representava os interesses das oligarquias regionais. Em 1930, esses interesses foram atacados por uma nova elite, ligada, sobretudo, a políticos do sul do país e ao exército, que ansiava:
a) pela formação de novas oligarquias regionais com poderes mais fortalecidos em relação ao poder central.
b) pela descentralização do poder regional. O que foi feito por meio das intervenções que Vargas ordenou durante o governo provisório.
c) pela restituição da ordem imperial, que levou à restauração da dinastia de Bragança.
d) pela divisão do país e construção de uma república positivista, que abarcou o Sul e o Sudeste.
e) pela instituição de um regime federalista aos moldes dos Estados Unidos da América.
Respostas
Resposta:
letra b
Explicação:
b) pela descentralização do poder regional. O que foi feito por meio das intervenções que Vargas ordenou durante o governo provisório
Sobre a Revolução de 1930 ligada sobretudo aos polítcos do sul do país está correta a letra b.
Com a ascensão de Vargas ao poder um novo arranjo político aconteceu no Brasil. A vitória da Aliança Liberal, fez com que as oligarquias que tinham controle político sobre o Brasil perdessem a sua influência.
Vargas tinha o objetivo de concentrar o poder em suas mãos, e por isso deu início a políticas de caráter centralizador.
O novo presidente adotou medidas que promoveram a centralização política, visando combater a autonomia dos estados com o objetivo de enfraquecer as influentes oligarquias que foram atuantes durante todo o período da República.
Suas principais medidas descentralizadoras foram dissolução do Congresso Nacional e das Assembleias legislativas, estaduais e municipais e a substituição dos governadores por interventores.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/39862781