Em qual situação você acha que o cidadão tem mais condição de atuar na modificação das leis, na luta por direito perante a sociedade?
Respostas
Normalmente há um contexto de ideias, mas vou julgar como se fosse a organização social.
Nesse sentido, uma política democrática é a que, até então, consegue dar aos cidadãos maior participação na política. A que mais cumpre esse papel é a direta, pois a própria pessoa vota nas leis que quer ver serem executadas, ao invés de escolher alguém que as crie e aprove, como na indireta, que é a que vivemos.
Ainda dentro da sociedade democrática, instituições políticas que protejam a integridade de um grupo social em específico são essenciais, como os estatutos, a exemplo do Estatuto do Idoso, que garante direitos diversos a esse grupo com idade mais avançada. O sindicato dos trabalhadores, por exemplo, garantiu que esse grupo social, após tanto sofrer nas primeiras indústrias, conseguisse ser menos explorado nas grandes empresas, com projetos e pressões que deram mais voz a eles no contexto político da época.
Enfim, quanto mais concentrado for o poder em uma constituição social, mais difícil é de camadas menos numerosas ou mais distantes do poder conseguirem direitos e auxílios governamentais. Por isso, a democracia, aliada de instituições que tragam discussões sociais específicas para debate político, é o que normalmente dá mais poder aos cidadãos de mudar as leis.