A dança é um elemento importante da cultura de diversos povos, e no caso do Brasil, as danças gaúchas e o forró são exemplos dessa relação entre dança e cultura. Leia as afirmações e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas sobre essas duas danças brasileiras.
A
O fandango, a milonga e o vanerão são exemplos de danças gaúchas, cujas origens estão na mistura dos ritmos europeus e aqueles próprios dos povos primitivos da região Sul do Brasil.
Verdadeiro
Falso
B
No Rio Grande do Sul, o vanerão utiliza uma série de cantigas que possibilitam o sapateado e é representado por um conjunto de 21 danças. Entre elas, estão a rancheira, o pericom, o pezinho e o maçarico, que, em suas coreografias, utilizam os passos de juntar, de marcha, de recuo, de valsa e de sapateio.
Verdadeiro
Falso
C
O forró - como estilo de dança e também como ritmo musical - começou a tornar-se popular em todo o país, a partir do movimento migratório de nordestinos que saíram de seus estados para trabalhar nas obras de construção de Brasília, na década de 1950.
Verdadeiro
Falso
D
Uma das teorias que explica a origem do termo “forró” relaciona o nome com os bailes realizados pelos engenheiros britânicos que construíam uma estrada de ferro em Pernambuco. Nesses bailes estariam pregadas placas na entrada com os dizeres for all, indicando que a festa era “para todos”.
Verdadeiro
Falso
E
Por se tratar de um ritmo bastante tradicional e importante para a cultura nordestina, o forró apresenta apenas uma expressão, o chamado forró pé de serra, que resiste às influências culturais e às transformações sociais da Região.
Verdadeiro
Falso
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
F , F , V , V , F
Explicação:
respondido por:
23
Resposta:
V
F
V
V
F
Explicação: ACABEI DE FAZER NA POSITIVO
Perguntas similares
5 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás