Respostas
Resposta: Durante a Idade Média, muitas monarquias eram pelo menos parcialmente teocráticas. As decisões dos governantes em países católicos, por exemplo, muitas vezes foram questionadas e descartadas se os papas da época não concordassem com eles. Os líderes religiosos freqüentemente aconselharam os governantes em questões de governo e religião. Isso começou a mudar à medida que o protestantismo e outras religiões não-católicas ganharam influência em certos países.
Muitos países ainda podem ter religiões oficiais ou têm líderes que são orientados por figuras religiosas, mas essas condições, por si só, não atendem à definição de teocracia. Além disso, os governos nos países onde a população é esmagadoramente constituída por membros de uma determinada religião podem se assemelhar a teocracias, mesmo que eles realmente usem outras formas de governo.
Explicação: A partir de 2011, a maioria dos governos do mundo que eram considerados teocracias eram estados islâmicos. Entre estes foram os governos do Irã, Afeganistão, Paquistão e Arábia Saudita .A Cidade do Vaticano é uma teocracia católica com o papa como chefe do governo.
Espero ter ajudado !!!