2. A transferência da família real portuguesa para o Brasil em 1808 causou intensa movimentação no panorama da colônia. Estima-se que mais de 10 000 pessoas aportaram no Rio de Janeiro. Sobre tal contexto, é correto afirmar que:
a) a ruptura do pacto colonial e o processo de Independência são dois acontecimentos estreitamente relacionados com o estabelecimento da Corte portuguesa no Brasil.
b) D. João VI transferiu-se de Portugal para o Brasil em função do intenso progresso econômico da colônia, garantido pela exploração aurífera.
c) a chegada da família real trouxe como resultado uma repressão sistemática ao comércio de escravos e, ao mesmo tempo, o incentivo à exportação de produtos manufaturados para a Europa.
d) a reciprocidade de interesses entre a Coroa portuguesa e as elites locais pode ser percebida no esforço conjunto para escapar da influência econômica inglesa.
e) a chegada da família real portuguesa ao Brasil determinou mudanças significativas que incluíam um intenso avanço social e, principalmente, a abolição da escravidão
Respostas
respondido por:
14
Resposta:
Alternativa A.
Explicação:
É a alternativa que contém 100% de afirmações certas, sobre a chegada da familia real ao Brasil!
respondido por:
0
Resposta:
alternativa A
Explicação:
as outras estao restritamente erradas
Perguntas similares
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás