• Matéria: Filosofia
  • Autor: lilica883
  • Perguntado 6 anos atrás

Segundo o filósofo da ciência Thomas Kuhn, paradigma é um conjunto sistemático de métodos, formas de experimentações e teorias que constituem um modelo científico, tornando-se condição reguladora da observação. […] A ciência normal, conforme Kuhn, funciona submetida por paradigmas estabelecidos historicamente num campo contextual de problemas e soluções concretas. […] Os paradigmas são estabelecidos nos momentos de revolução científica […] Portanto, para Kuhn, a ciência se desenvolve por meio de rupturas, por saltos e não de maneira gradual e progressiva”. Sobre a concepção de ciência de Kuhn, é incorreto afirmar que: (0.4)

4 pontos

a) o desenvolvimento científico não se dá de modo linear, cumulativo e progressivo.

b) o desenvolvimento científico possui momentos de revolução, de ruptura, nos quais há mudança de paradigma.

c) a ciência normal é o período em que a pesquisa científica é dirigida por um paradigma.

d) um exemplo de mudança de paradigma (revolução) na Astronomia e a substituição do sistema geocêntrico aristotélico-ptolomaico pelo sistema heliocêntrico copernicano-galilaico.

e) a ciência não está submetida, de forma alguma, às condições históricas.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
115

É incorreto aquilo afirmado em E, de modo que é correta a alternativa E.

Kuhn via a ciência como uma espécie de "aproximação" paulatina de modelos mais seguros de explicar a natureza, o que se dava por um processo de evolução gradual e revoluções científicas, com a mudança dos paradigmas.

Isto, contudo, não acontece de modo totalmente desconectado da realidade histórica, sendo as condições sociais influentes no modo como a ciência tem espaço para se desenvolver.

respondido por: carloseguiera
35

Resposta:

a) o desenvolvimento científico não se dá de modo linear, cumulativo e progressivo.

Explicação:

Perguntas similares