• Matéria: Química
  • Autor: darkside17
  • Perguntado 6 anos atrás

A água sanitária é uma solução aquosa de hipoclorito utilizada em larga escala como desinfetante em lares, comércios e indústrias. “O teor de cloro ativo presente na água sanitária especifica a quantidade de hipoclorito de sódio ou cálcio presente na mistura com água. Se houver uma quantidade menor do que a estabelecida pela legislação, o consumidor está sendo lesado porque a ação da água sanitária não será eficiente, já que o cloro é o princípio ativo da água sanitária, ou seja, com menos cloro ativo do que o definido pela
legislação, o consumidor estaria levando praticamente água comum para casa. Isso ocorre, principalmente, por problemas na vedação da embalagem porque o cloro evapora muito facilmente. Uma quantidade acima do permitido significa mais quantidade de cloro que pode ser liberado em forma de gás podendo ser absorvido pelo corpo humano através da respiração. A legislação define o intervalo entre 2,0 a 2,5% p/p para fins de registro. Entretanto, para fins de fiscalização, a Anvisa considera um intervalo de aceitação entre 1,75 e 2,75% p/p”.
(Disponível em: . Acesso em: 11 out 2018.)

Considerando a densidade da água sanitária como 1 g/mL, é correto afirmar que a massa de hipoclorito de sódio ou de cálcio contido em um recipiente contendo 800 mL do produto, quando na concentração máxima permitida pela Anvisa, é:
a) 30,0 g
b) 26,0 g
c) 2,75g
d) 27,5 g
e) 22,0 g

Respostas

respondido por: bielclashroye
2

Resposta:

e) 22,0 gramas

Explicação:

O próprio enunciado diz que a densidade da água sanitária é de 1 g/mL. Assim, 800 mL terão massa de 800 gramas.

Agora, basta calcular a quantidade em gramas de acordo com a concentração máxima estabelecida pela ANVISA, que é de 2,75% p/p.

2,75% de 800 gramas é igual à 22 gramas.

Perguntas similares