Respostas
respondido por:
2
Desde dezembro, o documento tido como a certidão de nascimento das Américas está em exposição permanente ao público na Biblioteca do Congresso de Washington. O mapa-múndi feito pelo monge alemão Martin Waldseemüller em 1507 foi o primeiro documento a utilizar a palavra “América” para designar o novo continente e a retratar integral e separadamente o hemisfério ocidental. A precisão com a qual identifica o contorno das Américas surpreende ainda hoje os especialistas.
NANDO652888:
muito obrigado
respondido por:
0
Assine 0800 703 3000
SAC
Bate-papo
Notícias
Esporte
Entretenimento
Mulher
Shopping
Share on favorites Share on twitter Share on facebook Share on live More Sharing Services
Multimídia Artigos Reportagens Notícias Índice Remissivo
Publicidade
Notícias
Quando a América surgiu no mapa
Graziella Beting
Mapa de Waldseemüller, a “certidão de nascimento da América” Desde dezembro, o documento tido como a certidão de nascimento das Américas está em exposição permanente ao público na Biblioteca do Congresso de Washington. O mapa-múndi feito pelo monge alemão Martin Waldseemüller em 1507 foi o primeiro documento a utilizar a palavra “América” para designar o novo continente e a retratar integral e separadamente o hemisfério ocidental. A precisão com a qual identifica o contorno das Américas surpreende ainda hoje os especialistas.
Dos entre 500 e mil exemplares editados na época, só restou esse, descoberto em 1901 e conservado pela família do príncipe alemão Johannes Waldburg-Wolfegg, que o vendeu para a Biblioteca do Congresso em 2003 por 10 milhões de dólares – o valor mais alto pago pela instituição por um documento. Com 500 anos recém-completados, a “certidão de nascimento da América” não cessa de intrigar os historiadores. O mapa de Waldseemüller foi tema de várias pesquisas recentes, que procuram entender por que o monge alemão escolheu adotar o nome do navegador Américo Vespúcio, e não o de Cristóvão Colombo, que descobriu o continente em 1492.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás