Respostas
Resposta:
Explicação:
Escavadeiras e geologia.
Para estudar o interior da Terra os cientistas apoiam-se em:
- métodos diretos;
- métodos indiretos.
MÉTODOS DIRETOS
Os métodos diretos baseiam-se na observação direta dos materiais que constituem a Terra. No entanto, estes métodos apenas permitem conhecer a parte superficial do nosso planeta.
- Paisagens geológicas e afloramentos rochosos
A zona mais superficial da Terra pode ser estudada através da observação das rochas expostas à superfície (afloramentos rochosos) e das paisagens geológicas.
PAISAGEM
- Atividade vulcânica
A atividade vulcânica fornece importantes informações sobre o interior da Terra. Os vulcões, ao entrarem em atividade, lançam para o exterior da Terra materiais provenientes de zonas internas. No entanto esses materiais apenas permitem conhecer a composição dos primeiros quilómetros do nosso planeta.
vulcao
- Escavações do terreno para construção ou exploração mineira
As escavações do terreno abertas para a construção de estruturas ou para a exploração mineira permitem recolher informações sobre zonas do interior da Terra até à profundidade de cerca de 4 km.
mina
- Sondagens geológicas
As sondagens geológicas consistem em furos abertos no terreno com a finalidade de recolher amostras de rochas do interior da Terra, para serem posteriormente analisadas.
MÉTODOS INDIRETOS
Os métodos indiretos permitem recolher dados sobre as zonas da Terra às quais os cientistas não têm acesso.
- Sismologia
A sismologia, através do estudo da velocidade e do modo de propagação das ondas sísmicas em profundidade permite avaliar a densidade e o estado físico dos materiais do interior da Terra.
O facto da propagação das ondas sísmicas ser afetada pelas características dos materiais que atravessam permitiu aos cientistas constatar que o interior da Terra não é homogéneo.
sismos
- Astrogeologia
A astrogeologia também fornece informações indiretas sobre a composição do interior da Terra, visto que se acredita que todos os corpos que constituem o Sistema Solar tiveram a mesma origem a partir de materiais idênticos. Assim, o estudo de meteoritos e de outros astros do Sistema Solar, permite obter dados sobre o nosso próprio planeta.
meteoro