Respostas
Resposta:
O existencialismo é um movimento filosófico e literário que floresceu principalmente durante as duas décadas após a Segunda Guerra Mundial, embora tenha se desenvolvido nas duas décadas anteriores e tenha continuado influente nos anos posteriores. Jean-Paul Sartre se tornou seu escritor e porta-voz mais conhecido. Seus escritos filosóficos, assim como suas inúmeras peças e romances, fizeram muito para espalhar o pensamento existencialista e tornar o existencialismo uma das escolas de pensamento com as quais o público leitor estava mais ou menos familiarizado. Outros escritores conhecidos associados ao movimento foram Albert Camus, Simone de Beauvoir, Gabriel Marcel, Martin Heidegger, Karl Jaspers e Miguel de Unamuno. Søren Kierkegaard, Fjodor Dostoyevsky e Friedrich Nietzsche são geralmente adicionados à lista como importantes precursores do século XIX.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Sartre tornou-se prisioneiro de guerra por um curto período de tempo. Após sua libertação, ele viveu em Paris. Enquanto a cidade estava ocupada por tropas alemãs, Sartre se juntou ao movimento de resistência subterrânea. Ele se tornou um escritor prolífico nessa época, produzindo romances e peças de teatro, além de trabalhos filosóficos. Em 1943, ele publicou seu mais importante tratado filosófico, o volumoso Ser e Nada. Foi significativamente influenciado pelos escritos de Heidegger e contém extensas análises sobre as condições de uma existência autêntica.
No final da guerra, Sartre emergiu como escritor mundialmente famoso e como o representante mais conhecido do que ficou conhecido como Existencialismo. Ele se tornou editor do Les Temps Modernes, um influente diário de idéias. Politicamente e filosoficamente, ele se moveu constantemente para a esquerda. Ele participou ativamente dos movimentos de protesto contra as guerras na Argélia e no Vietnã. Ele recebeu o Prêmio Nobel, mas se recusou a aceitá-lo. Ele morreu em 1980, elogiado como uma das mentes mais importantes do século XX.