• Matéria: Geografia
  • Autor: NiceBurner
  • Perguntado 6 anos atrás

leia o texto a seguir e responda à questão.

O problema da saturação do lixo nos aterros sanitários brasileiros

No país gastam-se por dia mais de R$ 12,8 milhões em coleta e destinação de lixo. As grandes cidades têm de levar seus detritos cada vez mais longe. Muitas dessas grandes cidades brasileiras estão com seus aterros esgotados. E implementar outros é muito difícil, afinal exige um terreno grande, que não seja muito longe e que não tenha vizinhos. Além disso, é necessário que neste local o lençol freático seja muito profundo.

Não é só no Brasil, que os lixões são um problema. Por toda a América Latina, eles se espalham causando doenças e poluição. Na Itália, o sul do país enfrenta graves situações provocadas pelos aterros irregulares e pelo controle da máfia sobre a coleta de resíduos. O mesmo acontece na Espanha e França, que sofrem com as ações das máfias.

Como mostra o texto, o problema do lixo nas grandes cidades só tem aumentado. Que soluções seriam adequadas para minimizar o problema?

Respostas

respondido por: marilene316
38

Resposta:

As pessoas começaram a reciclar, queimar o lixo q não é usado, usar as casas de frutas e vegetais para diversas receitas deliciosas na cozinha, usar o lixo conciente(metal, vidro.....) fazer campanhas sobre isso, etc....

respondido por: nycolelavyne97
50

Resposta:

Dentre as soluções possíveis, pode-se mencionar a coleta seletiva, a reciclagem, a compostagem e o aproveitamento do lixo urbano de origem orgânica para a produção de biocombustíveis. A questão mostra que o problema do lixo não é exclusivo dos grandes centros brasileiros. Cabe ao aluno ir além do problema, pensando diretamente nas soluções para os aterros sanitários.

Perguntas similares