Respostas
Resposta:
É verdadeiro afirmar que a busca por explicações racionais e lógicas já existia desde os gregos, uma vez que a Filosofia representava esse intento. Na próxima seção, trataremos melhor do conhecimento filosófico, mas nesse momento cabe destacar que foi na antiguidade grega que esse pensamento nasceu. Contudo, mesmo então, o pensamento filosófico baseado na razão convivia com o pensamento mítico, já que os mitos eram uma forma utilizada pelos gregos para explicar a realidade. Estudiosos afirmam que os mitos foram as primeiras formas de se explicar o mundo e as coisas e correspondiam às condições postas pelo contexto histórico e social.
Os mitos estavam baseados em fantasias, em construções sem uma base racional, lógica e demonstrável. O pensamento filosófico é o contrário disso, já que busca pela razão e pela lógica explicar os fenômenos e as coisas.
A lógica formal é também conhecida como a lógica aristotélica, uma vez que é atribuída ao filósofo sua constituição. Aristóteles, um filósofo grego que nasceu em 384 a.C., foi quem criou e expôs uma teoria da argumentação. O filósofo afirmava que a validade lógica de um raciocínio depende somente de sua estrutura, independentemente do seu conteúdo. O aspecto mais importante disso é que, para o filósofo, as conclusões deviam ser obtidas a partir da observação dos fenômenos cuja análise deveria ser realizada por um processo de raciocínio baseado na argumentação lógica.
Explicação:
Se o pensamento filosófico é baseado na lógica, na dedução, na razão, como este diferencia-se do conhecimento científico, que também tem essa base? Para responder a essa questão, precisamos retomar alguns pontos. O nascimento do pensamento científico está situado em meados do século XVI e acontece dentro de um contexto histórico e social determinado principalmente pela gênese do modo de produção capitalista. Desse momento histórico em diante, as transformações que se operam decorrem das necessidades impostas pelos processos de acumulação, que requerem mais conhecimentos sobre navegações, clima, formas de produção em maior escala e menor tempo, o que leva aos inventos e construções cada vez mais elaborados e sofisticados. Portanto, nenhuma forma de conhecimento e de interpretação da realidade que existia poderia dar essas respostas, de forma a favorecer as condições apropriadas de exploração e transformação com vistas à produção. Era preciso um conhecimento que explicasse como incrementar o desenvolvimento das forças produtivas, e isso não era encontrado nem nos mitos, nem na religião, nem na filosofia. Daí o surgimento de um conhecimento que permitia conhecer os fenômenos em suas causas e efeitos, por meio de um procedimento denominado experimental. Então, respondendo à nossa questão anterior: o método científico é baseado na razão, na lógica e na experimentação, o que lhe dá características diferentes do pensamento filosófico, que não parte da experimentação