6) Os lipídios são macromoléculas apolares, ou seja, sem afinidade pela água, que se solubilizam em solventes orgânicos. No organismo humano, os lipídios, após a digestão, são metabolizados no fígado. Com relação aos lipídios, pode-se afirmar que:
a) são moléculas utilizadas para o armazenamento de energia por longos períodos.
b) estão diretamente ligados à síntese de proteínas.
c) são utilizadas como fonte primária de energia.
d) suberina e celulose são exemplos de lipídios.
Respostas
Resposta:
a correta é a letra ( A )
Explicação :
Os lipídios são compostos com estrutura molecular variada, apresentando diversas funções orgânicas: reserva energética (fonte de energia para os animais hibernantes), isolante térmico (mamíferos), além de colaborar na composição da membrana plasmática das células (os fosfolipídios).
→ Características gerais dos lipídios
São substâncias cuja característica principal é a insolubilidade em solventes polares e a solubilidade em solventes orgânicos (apolares), apresentando natureza hidrofóbica, ou seja, aversão à molécula de água.
Essa característica é de fundamental importância mesmo que organismo possua considerável concentração hídrica. Isso porque a insolubilidade permite uma interface mantida entre o meio intra e extracelular.
Os lipídios podem ser classificados em óleos (substâncias insaturadas) e gorduras (substâncias saturadas), que são encontrados nos alimentos tanto de origem vegetal quanto animal, como nas frutas (abacate e coco), na soja, na carne, no leite e seus derivados e também na gema de ovo.
Em geral, todos os seres vivos são capazes de sintetizar lipídios, no entanto, algumas classes só podem ser sintetizadas por vegetais, como é o caso das vitaminas lipossolúveis e dos ácidos graxos essenciais.