Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Conceito de República da Espada
República da Espada é o nome que se dá ao período inicial da República no Brasil (entre 1889 e 1894). Ganhou este nome, pois o Brasil foi governado por dois militares neste período: Marechal Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
Explicação:
respondido por:
1
Trata-se do período correspondente aos governos de Marechal Deodoro da Fonseca, e Marechal Floriano Peixoto, respectivamente. Teve a duração de aproximadamente cinco anos, entre 1889 e 1894.
Recebeu a nomenclatura República das espadas por ter sido fruto direto do golpe de estado militar que implementou a República no Brasil, no ano de 1889 (com amparo nas armas, e sem o apoio da população civil.)
- Fraco e sem muito tato político, Deodoro renunciou em 1891, deixando então seu vice na presidência da República; este que entraria para a história como o "Marechal de Ferro."
- Marechal Floriano Peixoto, vice-presidente em 1891, assume o poder assim que Deodoro renuncia, dando início a um dos momentos mais nefastos e pouco retratados da história da República e sua consolidação; entre 1891 e 1894, entre perseguições políticas, revoltas internas nas próprias instituições das forças armadas, repressões contra simpatizantes de Dom Pedro II, e desordens tais como uma guerra civil, foi na ditadura sanguinária de Floriano Peixoto que a "República das espadas" teve o seu significado mais amplo; ao contrário do que comumente se prega na historiografia positivista, a República no Brasil, para consolidar-se, derramou muito mais sangue do que se imagina, sendo a "República das Espadas" só o primeiro dentre os inúmeros episódios marcados pelo seu terror.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás