A intertextualidade – incorporação de outros textos ou outras vozes na composição do poema –comparece em todas as passagens, extraídas de Macau, EXCETO:
a) “E assim tornamo-nos, senão irmãos, leitor hipócrita, / ao menos cúmplices, você e eu.”
b) “São as palavras que suportam o mundo, / não os ombros. Sem o “porquê”, o “sim”, // todos os ombros afundavam juntos.”
c) “... é certamente espúrio, sim, um aborto / da tecnologia, pois até o correio // eletrônico escreve às vezes torto / por suas linhas insuportavelmente retas.”
d) “Não, essa voz não é tua. / Você não tem voz própria, tal como / não é dela a luz da lua, no céu...”
Ajudem prfv é pra hj!!!!!!!
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letra d
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A intertextualidade, ou seja, a incorporação de outras vozes, outros textos, para a composição do texto, só não ocorre no trecho "não, essa voz não é tua. / Você não tem voz própria...", que é apresentado na alternativa D, pois aqui ocorre justamente a negação dessa intertextualidade.
Aqui, o autor se vale de sua própria voz para comentar o que fora anteriormente dito. É uma espécie de quebra, onde a oposição surge da ideia de seu próprio autor a sua própria composição artístico-expressiva.
Já as outras questões, todas se valem da utilização da intertextualidade.
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