• Matéria: ENEM
  • Autor: neemiasalves3
  • Perguntado 6 anos atrás

Alguém pode corrigir pra mim essa redação que eu fiz

A violência persiste: a cultura como barreira para lei
Oriunda de uma demanda social, a lei Maria da Penha foi criada para proteger as mulheres e desde a sua criação 237 mil relatos foram feitos ao Ligue 180. Apesar dos esforços da aplicação desta tão importante lei, a violência contra a mulher persiste, e apenas 33% dos casos relatados chegam a julgamento, comprovando a persistência dos abusos diante dos esforços públicos.
Esta resistência, existe ainda em nossa sociedade devido a condição mental machista que ainda persiste de forma unânime em nossa sociedade e que advém de nossas bases históricas fundamentadas no uso da mulher como objeto.
Portanto, toda tentativa de combate a violência contra a mulher sempre irá de encontro com a nossa cultura. Em inúmeros casos, a vítima, por sentir-se culpada ou por diminuir a gravidade do problema, acaba não dando continuidade ao caso e retirando sua queixa, não levando o agressor a julgamento e colaborando com o perpetuamento dos abusos sofridos.
Tendo em vista estes fatores, ONGS, formadores de opinião e a Organização Pública responsável devem fazer esforços para aumentar a aplicabilidade da Lei Maria da Penha, promovendo políticas de luta contra a cultura machista dominante.
As mulheres brasileiras necessitam de defesa, rogam por seus direitos e como cidadãs devem receber do Estado o que lhes foi prometido, o direito a vida e a liberdade, integridade e livre escolha. A sociedade e todos os seus entes devem se atentar a este problema e lutar para que assim se acabe com a persistência deste mal que já deveria ter sido extinto.

Respostas

respondido por: FPetrus
0

Resposta:

Explicação:

Olá, imagino que o tema seja (a persistência da) violência contra a mulher;

Bom a redação está boa, a ideia que você queria passar dá pra entender e é boa, mas pra um molde ENEM você poderia fazer algumas alterações para aumentar a nota em outras competências além da de compreensão do tema, vou dar exemplos nos parágrafos separadamente:

"A violência persiste: a cultura como barreira para lei"

É um bom título, é esperado que você fale sobre como a cultura tem impedido aplicabilidade da lei; mas você poderia ser mais especifico(a),porque existem mais de uma lei sobre violência contra a mulher ou então colocar como leis .( a não ser que o tema seja sobre uma lei específica, ai você deixa assim mesmo)

"Oriunda de uma demanda social, a lei Maria da Penha foi criada para proteger as mulheres e desde a sua criação 237 mil relatos foram feitos ao Ligue 180. Apesar dos esforços da aplicação desta tão importante lei, a violência contra a mulher persiste, e apenas 33% dos casos relatados chegam a julgamento, comprovando a persistência dos abusos diante dos esforços públicos."

Sua introdução está muito boa;

Mas você podia tentar usar mais sinônimos, apesar de não estar repetindo tanto, é possível dar mais qualidade a sua escrita. O conhecimento de sinônimos para evitar a repetição aumenta sua pontuação.

Nesse caso lei e mulher poderiam ser substituídos, já que o leitor já sabe do que se trata.

Poderia ter colocado no lugar da segunda lei : deste decreto,por exemplo

E esse segunda mulher : a violência contra o sexo feminino

Mas são pequenas coisas, nada muito importante, mas é bom ir treinando pra não repetir ao longo do texto.

"Esta resistência, existe ainda em nossa sociedade devido a condição mental machista que ainda persiste de forma unânime em nossa sociedade e que advém de nossas bases históricas fundamentadas no uso da mulher como objeto"

Seu primeiro desenvolvimento poderia ter começado diferente, resistência de que ?  Você não falou de resistência na introdução,não pontou que havia uma( Sei que falou no título, mas o título não é obrigatório justamente porque ele não é avaliado como composição, então seria como se você não tivesse falado; ). Então você podia ter apresentado ela primeiro ;

Unânime => jamais, JAMAIS, generalize, isso é grave e não é correto, não são todos os brasileiros que  são machistas, até porque somos mais de 200 milhões, como você ou qualquer outro sabe disto? Isto é ruim para qualquer redação que você for escrever, seja do ENEM ou outro vestibular;

Podia ter falado um pouco mais sobre a história, que bases? como era a sociedade? que base fundamenta a mulher como objetos? O corretor não sabe do que você está falando, ele não te conhece e pode não conhecer este fato.

Exemplo: Fiz rápido, mas acho que dá pra ver como pode ser melhor escrevendo a mesma coisa que você, só que com outras palavras

Primeiramente, há uma resistência por parte da sociedade que impede a total eficácia da legislação vigente. Tal empecilho persiste em nossa sociedade devido a cultura machista enraizada no país, oriunda de nossas bases históricas dominadas pelo patriarcado, em que mulheres eram vistas como objetos e não seres detentores de direitos.


FPetrus: Parei porque ficou mt grande ,mas se quiser pode mandar mensagem que eu respondo de boa; Boa sorte e bons estudos!
neemiasalves3: Muito obrigado
Perguntas similares