09)O mito da caverna Boa ilustração do sistema platónico vê-se no "mito da caverna” Imaginem-se escravos algemados desde sempre com o rosto voltado para o fundo da caverna. O sol que brilha fora projeta sobre a superfície rochosa as sombras dos que passam pela abertura. Os escravos, por não terem tido outro contato com a realidade senão as sombras moventes, não admitem a existência de outros seres além destes. Ocorre que um dos escravos se liberta e busca a luminosidade exterior. No primeiro instante, os raios do sol o cegam. Habituando-se, porém, à luz, percebe o mundo verdadeiro de quem apenas conhecia as sombras, tidas como reais. A alegria da descoberta o faz retornar à prisão para denunciar o mundo de ilusões em que todos vivem. Os companheiros, tomando-o como insolente, o matam ofendidos. Na alegoria platónica, a caverna sombria é o nosso mundo cotidiano percebido pelos sentidos. O sol é a luz da verdade a iluminar essências eternas (as ideias) de que apenas percebemos sombras móveis. Libertar-nos das impressões sensoriais, para vermos as coisas como realmente são, é tarefa dos filósofos. A turma ignorante e revoltada, preferindo a ilusão dos sentidos à luz da verdade, silencia os arautos da suprema sabedoria. A imagem do homem comum não poderia ser mais negra. SCHÜLLER, Donaldo. Literatura grega. P. 77-79. (intertítulos criados pelo Autor) O texto é parte do livro VII da República, obra na qual Platão desenvolve o célebre Mito da Caverna. Assinale as alternativas corretas. *
a. A caverna iluminada pelo Sol, cuja luz se projeta dentro dela, corresponde ao mundo inteligível, o do conhecimento do verdadeiro ser.
b) Explicita como Platão concebe e estrutura o conhecimento.
c) Manifesta a forma como Platão pensa a política, na medida em que, ao voltar à caverna, aquele que contemplou o bem quer libertar da contemplação das sombras os antigos companheiros.
d) Apresenta uma concepção de conhecimento estruturada unicamente em fatores circunstanciais e relativistas.
Outro:
Respostas
Letra B) Explica como Platão concebe e estrutura oconhecimento;
E letra C) Manifesta a forma como Platão pensa a política, na medida em que, ao voltar a caverna, aquele que contempla o bem, quer libertar da contemplação das sombras os antigos companheiros.
a) A caverna iluminada pelo Sol, cuja luz se projeta dentro dela, corresponde ao mundo inteligível, o do conhecimento do verdadeiro ser. (Incorreta, uma vez que a caverna é formada pela projeção de sombras, que nada são além de ilusões.)
b) Explicita como Platão concebe e estrutura o conhecimento (De certo modo, verdadeira, visto que é através desta metáfora que Platão demonstra com mais clareza e profundidade as suas concepções sobre a verdade e o sentido da vida humana.)
c) Manifesta a forma como Platão pensa a política, na medida em que, ao voltar à caverna, aquele que contemplou o bem quer libertar da contemplação das sombras os antigos companheiros. (De certo modo, verdadeira. A República, de Platão, retrata justamente questões de natureza política, filosófica e moral.
d) Apresenta uma concepção de conhecimento estruturada unicamente em fatores circunstanciais e relativistas. (dentro da minha interpretação, se trata de uma afirmação INCORRETA. Platão não se baseou em concepções circunstanciais e relativistas, muito pelo contrário; o pensamento dele vai totalmente contra essas possibilidades)
letra A incorreta
letra B correta
letra C correta
letra D incorreta