Por que é importante falar em Grécia antiga sempre que nos referimos á região onde a filosofia surgiu?
A) a jonia, berço da filosofia, atualmente está na região da Turquia, não pertence a Grécia atual
B) a Grécia antiga se diferencia da Grécia atual
C) a filosofia surge em regiões que não pertencem a Grécia antiga
D) a Grécia atual é muito maior que a Grécia antiga
Respostas
Resposta: A)
Explicação:Jônia (português brasileiro) ou Jónia (português europeu) (em grego clássico: Ιωνία) era uma região da costa sudoeste da Anatólia, hoje na Turquia. Ficava entre Mileto e Fócia, e era banhada pelo mar Egeu (e não pelo mar Jônico, como se pode pensar).
Segundo tradição grega, as cidades da Jônia foram fundadas por imigrantes da Cinúria, região da Grécia Antiga, segundo referência explícita, no século V a.C., por Heródoto, às "crianças de Ion"[1] na sequência das invasões dóricas. Doze cidades principais se diziam jônicas: Samos, Quios, Mileto, Éfeso, Colofão, Miunte, Priente, Lêbedo, Teos, Clazômenes, Éritras e Fócia.
Posteriormente, Esmirna juntou-se às cidades jônicas. Foi a região de origem de um grupo de pensadores conhecidos como pré-socráticos. Era também o local mais provável do nascimento de Homero.
Resposta:
Alternativa B
Explicação:
Olá, tudo bem?
Exatamente, a Grécia do período clássico não era nem chamada de "Grécia", pois ela era divida em "polis" (cidades Estado). Assim, diferente da atual, que é considerada uma nação, esse país possui outras diferenças, mas para questão essa é a mais relevante.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida só mandar.
Tudo de bom e bons estudos ; )