• Matéria: Filosofia
  • Autor: matheuneves
  • Perguntado 6 anos atrás

Platão é conhecido como um filósofo idealista. Apresente as características do Idealismo Platônico.

Respostas

respondido por: RobertoLocatelli
3

Resposta:

Olá, tudo bem?

Um aspecto fundamental do pensamento platônico é sua teoria das idéias, através da qual Platão procura explicar como se desenvolve o conhecimento humano. Segundo ele, o processo do conhecimento se desenvolve por meio da passagem progressiva do mundo das ilusões e das aparências para o mundo das idéias e das essências.

O “mito da caverna” é uma famosa alegoria usada por Platão para expor sua teoria das idéias.

No Mito da Caverna Platão expõe de maneira metafórica a sua Teoria das Ideias. Platão descreve, num dos diálogos de Sócrates, uma situação que serve como ponto de partida para que ele desenvolva sua concepção epistemológica e, ao mesmo tempo, os fundamentos do seu pensamento político.

Espero ter ajudado.


matheuneves: perfeito mt obrigado
respondido por: perolasouza21
1

Resposta:

A realidade material é o que existe como matéria e é apreendido pelos órgãos do sentido, ou seja, aquilo que é visto, tocado, ouvido, aquilo que provoca experiências sensoriais. A realidade ideal somente pode ser compreendida por meio do intelecto, da racionalidade. O idealismo é a corrente teórica que coloca nas ideais a centralidade para qualquer entendimento da realidade.

Para compreendermos as características do idealismo, é necessário compreender que existem posições diferentes entre os pensadores considerados idealistas. Platão afirmou a existência de duas realidades distintas: a realidade material ou sensorial e a realidade ideal. A realidade ideal seria um todo complexo contendo todas as ideais, conceitos e formas de maneira perfeita, eterna e imutável. A realidade material seria apenas a cópia imperfeita daquela realidade ideal. O que Platão chamou de mundo das ideias seria a dimensão em que o idealismo estaria estabelecido e o único conhecimento verdadeiro e confiável seria o conhecimento intelectual das ideias e formas.

O idealismo platônico foi resgatado na Modernidade por pensadores racionalistas, como René Descartes e Baruch de Espinoza. Os racionalistas travaram um embate intelectual com os empiristas, e esse embate marcou a epistemologia moderna: o conhecimento advém da racionalidade pura ou das experiências práticas?

Para os racionalistas, é a racionalidade que nos proporciona o conhecimento verdadeiro, pois ela nos permite o entendimento das ideias e dos conceitos, que são a base racional do mundo. Os empiristas, obviamente, discordavam e colocavam na experiência prática vivenciada no mundo toda a fonte original do conhecimento. O desenrolar dessa querela epistemológica foi importante para o idealismo, pois culminou no que chamamos de idealismo alemão.

Perguntas similares