- O mapa a seguir representa uma proposta de divisão econômica do espaço mundial. Explique as principais diferenças econômicas e sociais que caracterizam os países do “Norte” e do “Sul” *
Respostas
Resposta:
a) O Norte é formado por um pequeno grupo de países desenvolvidos, onde vive cerca de 15% da população mundial. Entre as suas características sociais e econômicas mais comuns destacam-se: pequena participação do setor primário no PIB e na PEA; ampla e diversificada produção industrial; intensa atividade econômica do setor terciário, com forte comércio, turismo e serviços; grande avanço tecnológico e elevados investimentos em pesquisas; elevada população urbana, em espaços com bom grau de organização; elevado consumo interno; exportação de produtos industrializados e tecnologias; importação de recursos naturais e energia; sedes de transnacionais e bancos; centros de decisão mundiais que controlam a globalização. O Sul, formado pelo conjunto dos países subdesenvolvidos, com mais de 160 nações, onde vivem 85% da população mundial, tem entre suas características sociais e econômicas mais comuns a média e alta participação do setor primário no PIB e na PEA; produção industrial pequena ou inexistente; baixa atividade do setor terciário (em alguns países, ao contrário, este é hipertrofiado).
b) Nesse modelo são apontados como polos de comando da ordem mundial os Estados Unidos, o Japão e a Alemanha (alguns autores citam a União Europeia, em vez da Alemanha). Suas áreas de influência mais direta são, respectivamente, a América, a bacia do Pacífico e a bacia do Mediterrâneo (norte da África e Oriente Médio), junto da Europa Oriental.
Explicação: