Pesquise e cite uma obra literária e/ou cinematográfica e/ou teatral que tenha como pano de fundo a Primeira Guerra Mundial (ou causas e consequências dela) e discorra sobre a importância da obra e do autor para cultura contemporânea. (*)
(*) Obras sugeridas (pode ser outras, desde que tenha a temática da Primeira Guerra):
- Nada de novo no front, de Erich Maria Remarque;
- O fio da Navalha, de W. Somerset Maugham
- Adeus às Armas, de Ernest Hemingway;
- Os últimos dias da Humanidade, de Karl Kraus;
"Johnny vai à Guerra", filme de Dalton Trumbo baseado num livro do mesmo autor, "Um revólver para Johnny".
Respostas
O filme "1917", dirigido pelo britânico Sam Mendes, transcorre em apenas dois planos-sequência (como se fossem duas grandes cenas, com apenas uma interrupção), a história de dois soldados ingleses que são enviados, através de um campo de batalha, para levar uma mensagem que pode salvar a vida de 1,6 mil integrantes de um regimento de Devonshire durante a batalha de Passchendaele.
Boa parte do pano de fundo da história são acontecimentos reais. Um deles é a Operação Alberich, que aconteceu entre os dias 9 de fevereiro e 20 de março de 1917. Foi, na verdade, uma retirada estratégica de tropas que estavam na região norte da França para a Linha Hindenburg, uma faixa de defesa do exército alemão que se estendia pelo noroeste do país. A linha era menor e mais bem armada que o front anterior: possuía bunkers, metralhadoras fixas, malhas de arame farpado, túneis para tropas, trincheiras, clareiras e postos de comando.
A destreza técnica da obra contribiuiu para que ela fosse indicada a dez categorias do Oscar 2019, entre elas a de melhor filme e de melhor diretor. Segundo a crítica de cinema Caryn James, "a estratégia audaciosa de Mendes por trás das câmeras é um marco cinematográfico. Filmando em longas tomadas com a menor quantidade de cortes possíveis na edição, o diretor cria a ilusão de um movimento contínuo em meio a soldados que avançam por batalhas e campos enlamaçados.".