• Matéria: Geografia
  • Autor: camilli6567
  • Perguntado 6 anos atrás

A anamorfose pode ser considerado um erro ? Porque ?

Respostas

respondido por: hanyellemedinadeoliv
2

Resposta:

tentei te ajudar mais n consegui

respondido por: geovanamc340
0

Resposta:

Anamorfose geográfica ou cartográfica é uma forma de representação do espaço geográfico em que há a distorção da proporcionalidade entre os territórios para adequá-los aos dados quantitativos que norteiam o mapa. A palavra anamorfose tem origem na junção de dois termos gregos (aná: "sobre" + morphê: "forma"), podendo ser entendida como “formado de novo”.

Os mapas anamórficos, como são conhecidas essas representações cartográficas, são elaborados a partir da análise de dados quantitativos referentes a uma determinada área.

Exemplo:

População Absoluta (2017)

China: 1.357.000.000 habitantes (área: 9.597.000 km²)

Austrália: 23.300.000 habitantes (área: 7.692.000 km²)

Se o tema escolhido para elaborar o mapa anamórfico for População Absoluta por País, teremos a China com suas dimensões extremamente “exageradas” em relação ao tamanho usualmente representado no planisfério, e a Austrália seria representada por um fino “risco” ao sul do globo.

Repare que as três formas são compostas pelo mesmo elemento (carbono), mas que devido ao rearranjo dos átomos se transformam em substâncias com propriedades completamente diferentes.

Obtenção das formas alotrópicas do carbono:

Se aquecermos um diamante até 1800 °C na presença de oxigênio, ele se transforma lentamente em grafite. Mas se for feito o contrário, aplicando-se enorme pressão sobre pequenas quantidades de grafite, surge o diamante (a natureza é responsável por este processo).

Já os fulerenos surgiram mais tarde e foram a novidade científica em meados da década de 1980. Este alótropo do carbono foi sintetizado pela primeira vez em 1985 através da evaporação do grafite com raios laser.

Explicação:

Perguntas similares